O que é S&OP (Sales & Operations Planning)? Entenda seus Benefícios, Motivos para Adotar e Dicas de Implementação [2023]

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Para que o planejamento esteja integrado, organizado e produtivo, é necessário seguir métodos para auxiliar nesta atividade, sendo o principal deles o S&OP, mais conhecido como Planejamento de Vendas e Operações.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é S&OP? Por que ele é tão importante para a logística do seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre seus benefícios e vantagens para a indústria.

 

S&OP: O Que É?

S&OP ou Sales and Operations Planning (Planejamento de Vendas e Operações, em português) é um processo integrado para gerir as áreas de um negócio.

A evolução dessa modalidade aconteceu quando as indústrias decidiram integrar as áreas administrativas à produção.

Nas grandes indústrias, é necessário planejar o volume de produtos da melhor maneira possível. Isso porque o volume total é compartilhado em áreas distintas (Comercial, Pesquisa & Desenvolvimento, Fabricação e Marketing, por exemplo) e nem todos os sistemas são integrados entre si.

A correta definição dos recursos e processos, passando pela capacidade, está relacionada às decisões estratégicas da empresa.

Resumindo, o S&OP, é um instrumento para a implantação e o desdobramento do planejamento estratégico, agregando valor ao negócio, antecipando as necessidades e restrições da empresa, criando a partir daí soluções sincronizadas com os requisitos da demanda do mercado e da oferta da empresa.

 

Quais Os Benefícios Do S&OP Para Sua Empresa?

O S&OP traz vários benefícios à empresa, porque permite planejar com antecedência e antecipar problemas que podem ocorrer no fluxo entre vendas, produção e finanças.

Essa gestão de ações controladas evita as ações reativas, dando maior visibilidade da oferta e demanda dos produtos.

Do mesmo modo, o processo também produz mudanças positivas e ajuda os departamentos a resolverem imprevistos com mais agilidade, além de promover o trabalho em equipe através de decisões consensuais baseadas em fatos e dados.

Além disso, um outro ponto bem importante é que o S&OP pode proporcionar um aumento significativo do nível de serviço dos clientes e no giro de estoque, que reduz compras desnecessárias e evita perdas por problemas de má gestão da validade dos produtos.

A melhoria do processo, além de todos os benefícios citados acima, gera também uma melhoria no relacionamento entre as áreas, que passam a trabalhar de forma mais integrada e colaborativa.

 

6 Razões Para Adotar O S&OP Em Seu Negócio

A adoção de um processo de planejamento de vendas e operações na supply chain tem sido a melhor resposta para as empresas obterem o equilíbrio entre oferta e demanda, com aumento do nível de serviço oferecido aos clientes.

Entre os exemplos práticos dos benefícios que a adoção do S&OP traz para uma empresa, tanto tangíveis quanto intangíveis, estão:

1. Acurácia na previsão de demanda

2. Rentabilidade maximizada, sem excessos ou rupturas de estoque

3. Aumento da capacidade de armazenamento

4. Aumento do giro de estoque do produto final

5. Diminuição de perda por validade no caso de produtos perecíveis

6. Aumento no percentual de pedidos entregues na quantidade e na data requisitadas pelo cliente

 

4 Dicas Para Ter Sucesso Na Implementação

Para que o comitê de S&OP não seja somente uma reunião operacional e sim um planejamento estratégico, é necessária a integração entre as diversas áreas-chave da empresa como Produção, Vendas, Marketing, Finanças, Supply Chain, etc.

Empresas com processos maduros de S&OP conseguem resultados surpreendentes, principalmente com relação a menos estoque parado e não produtivo, diminuição dos custos com fretes, melhoria na produtividade das máquinas e dos profissionais.

Porém, apesar de simples, o S&OP é complexo de implementar, devido aos vários obstáculos até chegar na maturidade desejada.

Pensando nisso, gostaríamos de dividir 4 dicas interessantes para que a implantação do planejamento de vendas e operações tenha sucesso:

1. É necessário que o corpo executivo da empresa apoie o projeto integralmente

2. O processo exige comprometimento e muita disciplina de todos envolvidos, desde o levantamento dos dados até a participação nas reuniões mensais

3. É importante estabelecer uma relação de confiança entre as áreas de Vendas e Operações

4. Alguns dados estratégicos da operação precisam ser sistematizados com o máximo de atenção, como lead-time, lotes mínimos e níveis de estoques permitidos

 

As empresas que querem se manter competitivas e saudáveis financeiramente terão no S&OP a oportunidade de melhorar seus processos e gerenciar assertivamente as restrições que enfrentam no dia-a-dia.

 

S&OP e a Tecnologia

Por fim, agora que entendemos o que é o Planejamento de Vendas e Operações, como ele é colocado em prática e como ele pode ajudar a indústria, falta descobrirmos como tornar esse processo viável.

A Implanta tem a solução certa para isso! A Visibilidade da Distribuição faz a primeira parte do processo de S&OP: coletar os dados de toda a cadeia produtiva.

A ferramenta de Visibilidade da Distribuição capta os dados diretamente do ERP dos canais de venda indiretos, permitindo a visibilidade de seus produtos, acompanhando dados de estoque e sell out. Tudo isso com até 99,8% de precisão em painéis de controle amigáveis.

Com a posse dos dados, é possível ter uma visão clara sobre volume de vendas, positivação de clientes, perfil de compra, políticas de preço, rastreabilidade de lote de produtos, potencial de mercado, prever quebras de gôndola e volume de vendas dos produtos.

Assim a indústria pode fazer o planejamento de demanda de operação, realiza reuniões estratégicas e define um plano operacional para colocar em prática o que foi definido no processo. Esse momento é essencial para moldar estratégias, custos e outros fatores determinantes.

Demanda desenhada, plano traçado e operação rodando, com as vendas acontecendo. A partir daí, a empresa precisa acompanhar os resultados periodicamente para acompanhar a execução do plano estratégico.

Dessa forma, serão feitos ajustes para corrigir pontos e melhorar estratégias. Dificilmente, a empresa não vai errar nesse processo. Mas o importante é chegar ao final com o máximo de acertos.

Quer saber como a Implanta pode te ajudar a chegar ao final do processo com o máximo de acertos possíveis? Converse conosco e descubra por que a Visibilidade da Distribuição se encaixa perfeitamente como uma solução de S&OP em sua empresa.

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