Como a gestão de estoque inteligente ajuda seus canais a vender mais

Como a gestão de estoque inteligente ajuda seus canais a vender mais
Conteúdo

Ter maior visibilidade do escoamento é um dos grandes desafios que norteiam a relação da indústria com seus canais de vendas (distribuidores, revendas ou PDV´s). Afinal, como aprimorar as técnicas de gestão de estoque na cadeia produtiva de uma indústria, de modo que produção e o próprio estoque em cada elo da cadeia estejam alinhados com as demandas reais? A resposta está na gestão de estoque inteligente através do VMI.

O VMI é uma ferramenta incrível que pode significar um novo passo na gestão de estoques em toda a cadeia produtiva da indústria. Trata-se de uma metodologia capaz de evitar rupturas nos distribuidores e nos pontos de vendas e otimizar o processo produtivo.

Mas como funciona? E quais os benefícios para indústrias e distribuidores? Além disso: qual ferramenta de VMI pode contribuir melhor para o seu negócio? Saiba a resposta para essas e outras perguntas em nosso conteúdo.

VMI: conheça mais

O VMI ou Vendor Managed Inventory (Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) é uma solução de negócios muito inteligente. Nele, distribuidores, revendas e PDVs fornecem acesso total às informações de estoque ao fabricante, que assume total responsabilidade por manter esse estoque gerenciado de forma eficaz.

Assim, através do VMI, é menos provável que o canal de vendas fique sem estoque de um produto involuntariamente. Ela também é um forte motivador para para a redução do estoque na cadeia de suprimentos, liberando capital empatado no fluxo de caixa do canal, gerando assim uma melhor gestão de estoque.

É um conceito que busca equilibrar o nível de estoque com o consumo dos produtos. Desse modo, o canal de vendas não precisa sofrer com prazos incertos da indústria. Essa última, na mesma moeda, também não é prejudicada por falhas em sua previsão de demandas. Assim, ambas as partes se complementam e obtém benefícios em conjunto.

Como dissemos, o funcionamento do VMI se dá pelo acesso aos dados de vendas e movimentação de estoque direto do distribuidor e dos seus PDVs. Assim, com tamanho conhecimento sobre as necessidades do varejo, a própria indústria se responsabiliza por restabelecer o estoque e as prateleiras.

Porém, entenda: a leitura da demanda não é instantânea. Obviamente o fornecedor não poderia se preparar para diferentes níveis de produção apenas pelo acompanhamento diário das vendas.

Com o VMI, o processo é fomentado por previsões mais assertivas, que vão levar em conta o histórico de vendas, as tendências, a sazonalidade e outros pontos importantes.

VMI: benefícios para indústrias e distribuidores

Quando o VMI é colocado em prática, há vários benefícios mútuos para as indústrias que realizam vendas indiretas, para os distribuidores e seus pontos de venda.

Autonomia para o produtor

O principal aspecto é que fica à cargo do fornecedor a responsabilidade de fornecer ao distribuidor e varejo as mercadorias quando elas forem necessárias.

Remoção de estoque de segurança e estoque otimizado

O VMI elimina a necessidade de o cliente ter um estoque de segurança significativo, porque é o fornecedor que gerencia os prazos de reabastecimento. Assim, esse estoque mais baixo pode agilizar todo processamento das mercadorias assim que completam a logística da cadeia de suprimentos.

É uma medida que otimiza a gestão de estoque, pois possibilita trabalhar com um armazém menor e mais adequado ao supply chain.

Redução de custos administrativos relacionados a compras

Com o VMI, a necessidade de correções e reconciliações do pedido é removida, o que reduz ainda mais os custos de compra.

A redução de custos também pode ser obtida pela diminuição do armazenamento de produtos. Afinal, quanto menor é a necessidade de espaço, menos recursos são necessários no dia a dia do depósito.

Além desses benefícios, como o fornecedor recebe dados e não pedidos de compra, o departamento de compras gasta menos tempo calculando e produzindo pedidos — o que pode baratear ainda mais o processo logístico.

Maior visibilidade do calendário de promoções

Como o fabricante tem mais visibilidade dos níveis de estoque de seus clientes, é mais fácil garantir que não ocorram rupturas de estoque, pois eles saberão quando os seus itens precisam ser produzidos.

Os fabricantes também podem trabalhar os planos promocionais de seus clientes em modelos de previsão. Isso significa que haverá estoque suficiente disponível quando suas promoções estiverem em andamento.

Com a Implanta pode auxiliar no processo de VMI

O modelo VMI, uma vez implementado corretamente, pode ajudar a indústria a fornecer aos seus clientes o que eles desejam e quando desejam.

Além disso, é um conceito que pode ajudá-los a manter seus custos baixos. Afinal, o objetivo do VMI é justamente manter os níveis de estoque corretos no PDV para que o fornecedor realize o reabastecimento quando necessário.

No entanto, essa integração de processos deve ser bem feita para que não haja ruídos de comunicação que prejudiquem a cadeia de suprimentos.

É aqui que entra a Implanta com sua solução Visibilidade da Distribuição!

O nome já explica, certo? Trata-se de uma plataforma que capta dados diretamente dos ERPs dos distribuidores, agregando todas as informações sobre estoque e sell out para facilitar sua análise. Ou seja, uma solução que além de outros recursos, lhe fornece todo arsenal de uma verdadeira plataforma de VMI.

Ela vai te ajudar a ficar a par com as necessidades dos canais (distribuidores, revendas e PDVs), atendendo, bem como auxiliando em outras leituras, como análise de desempenho de produtos e mesmo rastreabilidade de lotes.

Trata-se de pura inteligência de mercado para você lapidar sua estratégia de supply chain, otimizando as operações, reduzindo custos e potencializando os resultados.

Entre os benefícios da solução Visibilidade da Distribuição, podemos citar:

  • Melhoria na logística;
  • Redução na ruptura de estoque;
  • Otimização dos preços finais de venda;
  • Correção da falta de sortimento dos produtos.

Essas são só algumas das vantagens de contar com a Visibilidade da Distribuição. Quer conhecer outras, além de entender como a plataforma se encaixa na sua empresa e como pode viabilizar todo processo de VMI?

É só falar conosco e agendar um projeto piloto!

E se quiser continuar de olho nas novidades do mercado, bem como tendências para otimizar sua gestão de negócios, basta se manter ligado aos novos conteúdos do blog da Implanta!

Procurando um especialista?

A Implanta tem soluções para integrar e analisar os dados da sua cadeia produtiva, revelando as melhores oportunidades de negócio.

Conteúdo Exclusivo

Assine a nossa newsletter

pt_BRPortuguês do Brasil