tUm dos maiores desafios da indústria é a previsão de demanda, já que um erro na estimativa pode causar prejuízos financeiros consideráveis e que podem até prejudicar a continuidade do negócio.
Em um momento de instabilidade econômica, é necessário adotar boas estratégias para verificar como o mercado está se comportando.
Esse é um caminho que precisa ser seguido pelo setor industrial para investir em matéria-prima e em recursos humanos e tecnológicos de maneira adequada. Para, assim, conseguir atender distribuidores e consumidores finais, evitando a falta de sortimento de produtos no estoque e ruptura na gôndola.
Neste artigo, vamos mencionar vários fatores que as companhias devem considerar para ter uma dimensão adequada da demanda, o que aumenta as chances de manterem-se competitivas. Confira!
O Que É Previsão De Demanda?
A previsão de demanda é o processo no qual as empresas usam análise preditiva de dados para estimar e prever a procura por um produto ou serviço.
Isso ocorre porque as empresas analisam o histórico de produção e vendas de produtos para projetar futuras necessidades.
Para fazer essa previsão de maneira adequada, as empresas consideram o histórico de várias áreas, como vendas, finanças, logística, além de análises econômicas e de comportamento de mercado.
Com isso, o cálculo de como será a produção do próximo ano, por exemplo, leva sempre em consideração como foi o desempenho de vendas dos produtos ao longo do ano anterior.
É uma estimativa que consegue trazer um bom panorama de como os consumidores podem buscar determinados itens no mercado.
Previsão De Demanda É A Mesma Coisa Que Previsão De Vendas?
Muitos profissionais ainda confundem ambos os termos, mas é importante notar que eles não devem ser utilizados como sinônimos. Para que não haja qualquer dúvida a respeito, analise as definições abaixo:
- A Previsão de Vendas: é uma projeção feita pela empresa para o montante de receitas que espera receber em um determinado período futuro. Ela é o início do planejamento empresarial, porque é a partir das vendas que são derivadas todas as demais projeções e simulações. Para elaborar planos empresariais a empresa precisa realizar a Projeção de Vendas.
- A Previsão de Demanda: depende bastante das condições econômicas e de consumo no mercado. Embora podemos considerá-la como uma espécie de Previsão de Vendas, seu objetivo é diferente, pois projetar a demanda significa determinar o interesse do consumidor por um produto em todo o mercado.
Na essência, a previsão de demanda fornece dados críticos sobre os mercados em que uma empresa atualmente opera e aqueles que espera atuar.
Sem previsão de demanda, o negócio assume o risco de prosseguir e operar em um mercado que potencialmente não precisa de seu produto.
Qual A Importância Da Previsão De Demanda Na Tomada De Decisões Estratégicas?
É bastante positivo produzir uma mercadoria que está alcançando ótimos resultados nos últimos meses. Por outro lado, é fundamental que a indústria esteja ciente de como vai comercializar esse item nos curto e médio prazos.
Esse fator mostra como é importante ter uma previsão de demanda que seja capaz de assimilar, de fato, a postura dos consumidores.
Em outras palavras, é essencial que haja dados concretos para verificar como a audiência está disposta a investir em um determinado produto.
Se não tiver essas informações, uma corporação corre o sério risco de produzir mercadorias em um número fora da realidade do mercado.
E isso pode gerar diversos problemas, como o excesso de produtos no estoque e a falta, não apenas do produto em si, mas também de suas variações. Por exemplo: um cliente vai à uma loja procurando uma camiseta azul, mas só tem na cor branca.
Nessas situações, a indústria sofre prejuízos, pois deixa de obter recursos financeiros importantes para o fluxo de caixa, a quitação de compromissos com fornecedores e o pagamento de contas.
O acerto na previsão da demanda colabora para uma companhia ter mais condições de investir no que é realmente necessário para acompanhar as inovações tecnológicas. Oferencendo, assim, um serviço cada vez mais personalizado para o público-alvo.
Também é importante salientar que a previsão de demanda traz também um maior conhecimento sobre os clientes.
À medida que uma indústria se mostra eficaz na estimativa de vendas, mais condições ela tem de criar um ambiente favorável para a tomada de decisão.
Isso é muito relevante para os gestores escolherem os melhores caminhos para o negócio atingir o crescimento sustentável.
Quais Os Desafios Enfrentados Pela Indústria Nesse Processo?
Há muitos pontos que devem ser levados em consideração para a indústria ter um elevado índice de acerto ao estimar a demanda. Um deles é a sazonalidade de algumas mercadorias, em virtude do interesse dos consumidores.
Por exemplo, uma fábrica de chocolates não vai produzir ovos de Páscoa da mesma maneira o ano inteiro.
Afinal, a procura por esse item apresenta um pico apenas em uma determinada época. Apesar disso, é indicado grande cuidado ao calcular a previsão de demanda.
Um dos motivos abrange o nível de interesse do público-alvo pelo produto.
Mesmo que esteja em um período favorável para a compra, é muito importante que a indústria tenha uma noção sobre como a mercadoria está sendo procurada em uma região.
Isso não tem relação somente com a sazonalidade, mas também com a percepção da audiência sobre a mercadoria.
Para isso ficar mais claro, imagine que uma empresa lançou um novo produto, sendo que há um concorrente com bastante prestígio. Nessa situação, é necessário fazer uma estimativa de vendas considerando o alcance do líder do mercado.
Se a indústria não realizar essa iniciativa com eficiência, ela acabará produzindo muito mais do que o necessário.
E, dessa forma, vai enfrentar um problema que é muito difícil de resolver sem conviver com prejuízos financeiros: o excesso de estoque.
Outro desafio da previsão de demanda é mensurar a capacidade do mercado consumidor em termos financeiros. Não adianta, por exemplo, produzir o melhor notebook do mercado, caso o valor não esteja acessível para uma parcela considerável da audiência.
Ter a dimensão de como um item será útil e viável economicamente para os clientes é crucial para prever a produção com o maior grau de acurácia possível.
Como A Tecnologia Pode Ajudar?
A indústria utiliza cada vez mais a tecnologia como aliada para fazer a previsão de demanda corretamente.
É comum o uso de sistemas para ter uma perspectiva do comportamento do consumidor e do potencial de venda de um determinado produto.
Por outro lado, é preciso que uma empresa conte com soluções realmente eficazes para estimar se uma mercadoria capaz de alcançar um desempenho notável nas vendas.
Pensando nisso, a Implanta IT criou a solução perfeita, chamada Forecast de Demanda.
Ela captura de forma automática informações e indicadores de mercado que podem impactar na decisão do consumidor de compra de um produto, compara com histórico do comportamento de vendas do produto e projeta a tendência de consumo a partir do comportamento e projeções destes indicadores.
Uma grande vantagem dessa ferramenta é fornecer dados para a indústria acompanhar as tendências do mercado do consumidor. O que colabora para entender a sazonalidade e fatores atípicos que tornaram um produto mais procurado (como greve dos caminhoneiros, problemas de saúde pública, variação climática, etc.).
É inegável que o acesso a dados corretos e atualizados facilita bastante a tomada de decisão e ajuda a verificar, por exemplo, se os preços de um item estão adequados com a realidade do público-alvo.
A indústria não pode ignorar este ponto, pois ele tem influência direta na gestão de estoque.
Conte Com A Implanta Para Fazer Sua Previsão De Demanda
Acompanhar as movimentações do mercado é fundamental para a indústria ter mais condições de acertar na previsão de demanda e evitar problemas como erro no planejamento da produção que vão acarretar em falta ou o excesso de itens no mercado.
Não é uma tarefa simples analisar com precisão as preferências dos clientes durante o ano. Mas essa missão se torna menos complexa com o suporte tecnológico de ponta e uso de algoritmos de inteligência artificial calibrados para cada cliente.
Se deseja ter uma performance notável ao estimar o potencial de um produto, entre en contacto con Implanta IT agora mesmo.
Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a bater metas cada vez mais desafiadoras!