Saiba como fazer a previsão de demanda dos canais para produzir melhor

Saiba como fazer a previsão de demanda dos canais para produzir melhor
Conteúdo

Um dos maiores desafios da indústria é a previsão de demanda, já que um erro na estimativa pode causar prejuízos financeiros consideráveis e que podem até prejudicar a continuidade do negócio. Em um momento de instabilidade econômica, é necessário adotar boas estratégias para verificar como o mercado está se comportando.

Esse é um caminho que precisa ser seguido pelo setor industrial para investir em matéria-prima e em recursos humanos e tecnológicos de maneira adequada para conseguir atender distribuidores e consumidores finais, evitando assim a falta de sortimento de produtos no estoque e ruptura na gôndola.

Neste artigo, vamos mencionar vários fatores que devem ser levados em consideração para uma companhia ter a dimensão adequada da demanda, o que aumenta as chances de se manter competitiva. Confira!

Qual a importância da previsão de demanda na tomada de decisões estratégicas?

É bastante positivo produzir uma mercadoria que está alcançando ótimos resultados nos últimos meses. Por outro lado, é fundamental que a indústria esteja ciente de como esse item vai ser comercializado nos curto e médio prazos.

Esse fator mostra como é importante ter uma previsão de demanda que seja capaz de assimilar, de fato, a postura dos consumidores. Em outras palavras, é essencial que haja dados concretos para verificar como a audiência está disposta a investir em um determinado produto.

Se não tiver essas informações, uma corporação corre o sério risco de produzir mercadorias em um número fora da realidade do mercado. E isso pode gerar diversos problemas, como o excesso de produtos no estoque e a falta, não apenas do produto em si, mas também de suas variações. Por exemplo: um cliente vai à uma loja procurando uma camiseta azul, mas só tem na cor branca. Ou então, ele deseja um tamanho M, mas todas as unidades desse tamanho foram vendidas, enquanto o tamanho P é pouco procurado e está apenas ocupando espaço no estoque.

Nessas duas situações, a indústria é prejudicada pois deixará de obter recursos financeiros importantes para o fluxo de caixa, a quitação de compromissos com fornecedores e o pagamento de contas (salários, energia, internet e etc).

O acerto na previsão da demanda colabora para uma companhia ter mais condições de investir no que é realmente necessário para acompanhar as inovações tecnológicas e oferecer um serviço cada vez mais personalizado para o público-alvo. Também é importante salientar que a previsão de demanda traz também um maior conhecimento sobre os clientes.

À medida que uma indústria se mostra eficaz na estimativa de vendas, mais condições ela tem de criar um ambiente favorável para a tomada de decisão. Isso é muito relevante para os gestores escolherem os melhores caminhos para o negócio atingir o crescimento sustentável.

Quais os desafios enfrentados pela indústria no processo de previsão de demanda?

Há muitos pontos que devem ser levados em consideração para a indústria ter um elevado índice de acerto ao estimar a demanda. Um deles é a sazonalidade de algumas mercadorias, em virtude do interesse dos consumidores.

Por exemplo, uma fábrica de chocolates não vai produzir ovos de Páscoa da mesma maneira o ano inteiro. Afinal, a procura por esse item apresenta um pico apenas em uma determinada época. Apesar disso, é indicado ter um grande cuidado ao calcular a previsão de demanda.

Um dos motivos abrange o nível de interesse do público-alvo pelo produto. Mesmo que esteja em um período favorável para a compra, é muito importante que a indústria tenha uma noção sobre como a mercadoria está sendo procurada em uma região.  

Isso não tem relação somente com a sazonalidade, mas também com a percepção da audiência sobre a mercadoria. Para isso ficar mais claro, imagine que uma empresa lançou um novo produto, sendo que há um concorrente com bastante prestígio. Nessa situação, é necessário fazer uma estimativa de vendas considerando o alcance do líder do mercado.

Se essa iniciativa não for realizada com eficiência, a indústria vai produzir muito mais do que o necessário. E, dessa forma, vai enfrentar um problema que é muito difícil de resolver sem conviver com prejuízos financeiros: o excesso de estoque. Além disso, caso a indústria não mensure a real necessidade de seu mercado consumidor, pode ocorrer a falta de produtos, outro problema gravíssimo.

Outro desafio da previsão de demanda é mensurar a capacidade do mercado consumidor em termos financeiros. Não adianta, por exemplo, produzir o melhor notebook do mercado, caso o valor não esteja acessível para uma parcela considerável da audiência.    

É um aspecto que não pode ser ignorado pela indústria, porque impacta nos resultados obtidos nas vendas. Ter a dimensão de como um item será útil e viável economicamente para os clientes é crucial para prever a produção com o maior grau de acurácia possível.

Como a Implanta IT pode ajudar?

A tecnologia é uma aliada cada vez mais presente no dia a dia da indústria para a previsão de demanda ser feita corretamente. É comum o uso de sistemas para ter uma perspectiva do comportamento do consumidor e do potencial de venda de um determinado produto.

Por outro lado, é preciso que uma empresa conte com soluções realmente eficazes para estimar se uma mercadoria capaz de alcançar um desempenho notável nas vendas. Pensando nisso, a Implanta IT criou a solução perfeita, chamada Forecast de Demanda.

Ela captura de forma automática informações e indicadores de mercado que podem impactar na decisão do consumidor de compra de um produto, compara com histórico do comportamento de vendas do produto e projeta a tendência de consumo a partir do comportamento e projeções destes indicadores.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é fornecer dados para a indústria acompanhar as tendências do mercado do consumidor, o que colabora para entender a sazonalidade e fatores atípicos que tornaram um produto mais procurado (como greve dos caminhoneiros, problemas de saúde pública, variação climática, número de demissões etc.).

É inegável que o acesso a dados corretos, atualizados e convertidos em informação estratégica através do uso de inteligência artificial, facilita bastante a tomada de decisão e ajuda a verificar, por exemplo, se os preços de um item estão adequados com a realidade do público-alvo. É um ponto que não pode ser ignorado pela indústria, porque tem influência direta com a gestão de estoque.

Acompanhar as movimentações do mercado é fundamental para a indústria ter mais condições de acertar na previsão de demanda e evitar problemas como erro no planejamento da produção que vão acarretar em falta ou o excesso de itens no mercado.

Não é uma tarefa simples analisar com precisão as preferências dos clientes durante o ano, mas essa missão se torna menos complexa com o suporte tecnológico de ponta e uso de algoritmos de inteligência artificial especialmente calibrados para cada cliente e sua realidade de mercado.

Se deseja ter uma performance notável ao estimar o potencial de um produto, entre em contato com a Implanta IT agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a bater metas cada vez mais desafiadoras!

Procurando um especialista?

A Implanta tem soluções para integrar e analisar os dados da sua cadeia produtiva, revelando as melhores oportunidades de negócio.

Conteúdo Exclusivo

Assine a nossa newsletter

pt_BRPortuguês do Brasil