Saiba como fazer a previsão de demanda dos canais para produzir melhor

Conteúdo

Um dos maiores desafios da indústria é a previsão de demanda, já que um erro na estimativa pode causar prejuízos financeiros consideráveis e que podem até prejudicar a continuidade do negócio.

Em um momento de instabilidade econômica, é necessário adotar boas estratégias para verificar como o mercado está se comportando.

Esse é um caminho que precisa ser seguido pelo setor industrial para investir em matéria-prima e em recursos humanos e tecnológicos de maneira adequada para conseguir atender distribuidores e consumidores finais, evitando assim a falta de sortimento de produtos no estoque e ruptura na gôndola.

Neste artigo, vamos mencionar vários fatores que devem ser levados em consideração para uma companhia ter a dimensão adequada da demanda, o que aumenta as chances de se manter competitiva. Confira! 

 

O Que É Previsão De Demanda?

A previsão de demanda é o processo em que é usada a análise preditiva dos dados de uma empresa para estimar e prever a procura por um produto ou serviço.

Isso acontece porque é realizada uma análise do histórico de produção e vendas de produtos para que seja feita uma projeção futura sobre as necessidades da empresa.

Para que esta previsão seja feita de maneira adequada, leva-se em consideração o histórico de diversas áreas, como a comercial, de marketing, financeiro, logística, além de análises econômicas e de comportamento do mercado.

Com isso, o cálculo de como será a produção do próximo ano, por exemplo, leva sempre em consideração como foi o desempenho de vendas dos produtos ao longo do ano anterior.

É uma estimativa que consegue trazer um bom panorama de como os consumidores podem buscar determinados itens no mercado.

 

Previsão De Demanda É A Mesma Coisa Que Previsão De Vendas?

Muitos profissionais ainda fazem confusão com ambos os termos, mas o fato é que eles não devem ser utilizados como sinônimos. Para que não haja qualquer dúvida a respeito, analise as definições abaixo:

 

  • A Previsão de Vendas: é uma projeção feita pela empresa para o montante de receitas que espera receber em um determinado período futuro. Ela é o início do planejamento empresarial, porque é a partir das vendas que são derivadas todas as demais projeções e simulações. Para elaborar planos empresariais a empresa precisa realizar a Projeção de Vendas.
  • A Previsão de Demanda: depende bastante das condições econômicas e de consumo no mercado. Embora podemos considerá-la como uma espécie de Previsão de Vendas, seu objetivo é diferente, pois projetar a demanda significa determinar o interesse do consumidor por um produto em todo o mercado.

 

Na essência, a previsão de demanda fornece dados críticos sobre os mercados em que uma empresa atualmente opera e aqueles que espera atuar.

Sem previsão de demanda, o negócio assume o risco de prosseguir e operar em um mercado que potencialmente não precisa de seu produto.

 

Qual A Importância Da Previsão De Demanda Na Tomada De Decisões Estratégicas?

É bastante positivo produzir uma mercadoria que está alcançando ótimos resultados nos últimos meses. Por outro lado, é fundamental que a indústria esteja ciente de como esse item vai ser comercializado nos curto e médio prazos.

Esse fator mostra como é importante ter uma previsão de demanda que seja capaz de assimilar, de fato, a postura dos consumidores.

Em outras palavras, é essencial que haja dados concretos para verificar como a audiência está disposta a investir em um determinado produto.

Se não tiver essas informações, uma corporação corre o sério risco de produzir mercadorias em um número fora da realidade do mercado.

E isso pode gerar diversos problemas, como o excesso de produtos no estoque e a falta, não apenas do produto em si, mas também de suas variações. Por exemplo: um cliente vai à uma loja procurando uma camiseta azul, mas só tem na cor branca.

Ou então, ele deseja um tamanho M, mas todas as unidades desse tamanho foram vendidas, enquanto o tamanho P é pouco procurado e está apenas ocupando espaço no estoque.

Nessas duas situações, a indústria é prejudicada pois deixará de obter recursos financeiros importantes para o fluxo de caixa, a quitação de compromissos com fornecedores e o pagamento de contas (salários, energia, internet e etc).

O acerto na previsão da demanda colabora para uma companhia ter mais condições de investir no que é realmente necessário para acompanhar as inovações tecnológicas e oferecer um serviço cada vez mais personalizado para o público-alvo.

Também é importante salientar que a previsão de demanda traz também um maior conhecimento sobre os clientes.

À medida que uma indústria se mostra eficaz na estimativa de vendas, mais condições ela tem de criar um ambiente favorável para a tomada de decisão.

Isso é muito relevante para os gestores escolherem os melhores caminhos para o negócio atingir o crescimento sustentável.

 

Quais Os Desafios Enfrentados Pela Indústria Nesse Processo?

Há muitos pontos que devem ser levados em consideração para a indústria ter um elevado índice de acerto ao estimar a demanda. Um deles é a sazonalidade de algumas mercadorias, em virtude do interesse dos consumidores.

Por exemplo, uma fábrica de chocolates não vai produzir ovos de Páscoa da mesma maneira o ano inteiro.

Afinal, a procura por esse item apresenta um pico apenas em uma determinada época. Apesar disso, é indicado ter um grande cuidado ao calcular a previsão de demanda.

Um dos motivos abrange o nível de interesse do público-alvo pelo produto.

Mesmo que esteja em um período favorável para a compra, é muito importante que a indústria tenha uma noção sobre como a mercadoria está sendo procurada em uma região.  

Isso não tem relação somente com a sazonalidade, mas também com a percepção da audiência sobre a mercadoria.

Para isso ficar mais claro, imagine que uma empresa lançou um novo produto, sendo que há um concorrente com bastante prestígio. Nessa situação, é necessário fazer uma estimativa de vendas considerando o alcance do líder do mercado.

Se essa iniciativa não for realizada com eficiência, a indústria vai produzir muito mais do que o necessário.

E, dessa forma, vai enfrentar um problema que é muito difícil de resolver sem conviver com prejuízos financeiros: o excesso de estoque.

Além disso, caso a indústria não mensure a real necessidade de seu mercado consumidor, pode ocorrer a falta de produtos, outro problema gravíssimo.

Outro desafio da previsão de demanda é mensurar a capacidade do mercado consumidor em termos financeiros. Não adianta, por exemplo, produzir o melhor notebook do mercado, caso o valor não esteja acessível para uma parcela considerável da audiência.    

É um aspecto que não pode ser ignorado pela indústria, porque impacta nos resultados obtidos nas vendas.

Ter a dimensão de como um item será útil e viável economicamente para os clientes é crucial para prever a produção com o maior grau de acurácia possível.

 

Como A Tecnologia Pode Ajudar?

A tecnologia é uma aliada cada vez mais presente no dia a dia da indústria para a previsão de demanda ser feita corretamente.

É comum o uso de sistemas para ter uma perspectiva do comportamento do consumidor e do potencial de venda de um determinado produto.

Por outro lado, é preciso que uma empresa conte com soluções realmente eficazes para estimar se uma mercadoria capaz de alcançar um desempenho notável nas vendas.

Pensando nisso, a Implanta IT criou a solução perfeita, chamada Forecast de Demanda.

Ela captura de forma automática informações e indicadores de mercado que podem impactar na decisão do consumidor de compra de um produto, compara com histórico do comportamento de vendas do produto e projeta a tendência de consumo a partir do comportamento e projeções destes indicadores.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é fornecer dados para a indústria acompanhar as tendências do mercado do consumidor, o que colabora para entender a sazonalidade e fatores atípicos que tornaram um produto mais procurado (como greve dos caminhoneiros, problemas de saúde pública, variação climática, número de demissões etc.).

É inegável que o acesso a dados corretos, atualizados e convertidos em informação estratégica através do uso de inteligência artificial, facilita bastante a tomada de decisão e ajuda a verificar, por exemplo, se os preços de um item estão adequados com a realidade do público-alvo.

É um ponto que não pode ser ignorado pela indústria, porque tem influência direta com a gestão de estoque.

 

Conte Com A Implanta Para Fazer Sua Previsão De Demanda

Acompanhar as movimentações do mercado é fundamental para a indústria ter mais condições de acertar na previsão de demanda e evitar problemas como erro no planejamento da produção que vão acarretar em falta ou o excesso de itens no mercado.

Não é uma tarefa simples analisar com precisão as preferências dos clientes durante o ano, mas essa missão se torna menos complexa com o suporte tecnológico de ponta e uso de algoritmos de inteligência artificial especialmente calibrados para cada cliente e sua realidade de mercado.

Se deseja ter uma performance notável ao estimar o potencial de um produto, entre em contato com a Implanta IT agora mesmo.

Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a bater metas cada vez mais desafiadoras!

Looking for an specialist?

Implanta has solutions to integrate and analyze your production chain data, revealing the best business opportunities.

Exclusive Content

Subscribe to our newsletter

en_USEnglish