O que é IBP? Como o IBP (Integrated Business Planning) se tornou a evolução do S&OP?

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Na gestão logística, por muito tempo, o S&OP foi uma ferramenta indispensável para o sucesso das operações.

No entanto, o IBP (Integrated Business Planning) chegou para tomar esse lugar de destaque — consolidando-se como ferramenta ideal para uma gestão logística de sucesso.

A bem da verdade, a eficiência do S&OP já foi mais do que comprovada. Não à toa ele é tão adotado no mundo inteiro. De acordo com o Hackett Group, cerca de 70% dos gestores de supply chain afirmam adotar boas práticas próprias do S&OP nas suas empresas.

E realmente, faz todo sentido.

Provavelmente você, na sua empresa, se depara diariamente com uma rotina de processos ligados ao Sales and Operations Planning. Porém, o que muitos gestores e muitas empresas perceberam é que é preciso de mais.

Enquanto ferramenta operacional, discute-se que o S&OP não oferece tanto auxílio em questões financeiras e estratégicas de negócio. E na realidade atual, é preciso contar com uma solução robusta, que se baseie na semântica e na inteligência de dados para proporcionar insights realmente valiosos.

Algo que uma ferramenta como o IBP (Integrated Business Planning) oferece. E por isso, ele é considerado a evolução de S&OP.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais do assunto, revendo os conceitos e os paralelos entre ambas as ferramentas, além de conhecer uma solução perfeita para que a indústria se antecipe às necessidades do mercado. Confira!

 

Relembrando: O Que É O S&OP?

O S&OP não é uma ferramenta única. Pelo contrário, há diversas variações em sua própria definição.

Trata-se de um conjunto de processos que visa alinhar os setores de vendas e produção, de forma a compor um planejamento eficaz de demandas.

É, como o termo diz, um planejamento operacional e de vendas.

O S&OP existe por uma simples necessidade: um planejamento de produção bem-sucedido precisa considerar a demanda, a capacidade de produção e o fornecimento, e esse processo é conduzido a partir de uma reunião com os envolvidos na cadeia de suprimentos da empresa.

Juntos, eles analisam os resultados do mês anterior (ou período escolhido) e unem essas informações com as previsões de demanda do departamento de vendas.

Assim, de forma metódica, o S&OP é um método com propósito principal de alinhar o nível de produção de acordo com o volume esperado de vendas.

 

O Que É O IBP – Integrated Business Planning?

E o IBP — ou planejamento integrado de negócios —, como se encaixa na posição de “próximo passo” do S&OP? Assim como no S&OP, existem muitas definições de IBP.

Talvez a melhor seja que é uma extensão dos princípios do S&OP, que visa incluir toda a organização na mais perfeita gestão do negócio.

O IBP é um conceito mais amplo do que S&OP e opera em um nível superior na organização — não se limitando às vendas e produção.

Ou seja, é o processo de planejamento de negócios que estende os princípios de S&OP por toda a cadeia de suprimentos, portfólio de produtos e clientes, demanda do cliente e planejamento estratégico.

Assim, permite um verdadeiro gerenciamento contínuo dos processos. Seu objetivo é alinhar todas as funções de negócios com as metas de curto, médio e longo prazo da organização.

Aqui entra um dos grandes diferenciais da solução. Os objetivos e metas do IBP são medidos em termos financeiros e se alinham naturalmente com os orçamentos e metas de longo prazo da organização.

Assim, de forma dinâmica, o IBP auxilia as empresas na alocação correta e rentável de recursos críticos nos setores, projetos e funções mais críticos para o sucesso do negócio e a satisfação máxima do cliente.

 

A Importância Do IBP

O IBP é um processo focado no alinhamento de ações da empresa.

Os processos de implementação dessa estratégia seguem uma linha padronizada, mas devem ser adaptados às características individuais de cada negócio.

Ao longo do processo, e caso seja necessário, as equipes envolvidas devem avaliar os resultados e garantir a constante análise e mudança de estratégias.

Assim, é possível desenvolver um plano conjunto que auxilie na previsão de resultados e permita melhor controle da gestão empresarial. Um trabalho feito corretamente inclui:

Por Que O Uso Do IBP Substitui E Evolui Os Processos Do S&OP?

Enquanto o S&OP foca mais no aspecto operacional do supply chain, o IBP trata de abraçar todas as variáveis que possam afetar as entregas e as finanças da empresa.

O IBP pode ser utilizado como uma ferramenta que vai fornecer dados e estruturar processos que direcionem, de forma estratégica e assertiva, a organização.

Seu ponto de partida não é a previsão de vendas em número de unidades, mas sim as previsões financeiras da organização.

Embora possam representar duas medidas diferentes da mesma coisa, em que as vendas impulsionam o sucesso de uma organização, a unidade de medida e os meios de execução são diferentes.

O IBP se alinha naturalmente com os números e previsões financeiras da organização, algo que não é possível com o S&OP.

 

Quais São As Principais Barreiras E Por Que As Empresas Lutam Para Adotar O IBP?

O processo de adoção do IBP não precisa ser padrão, mas ele precisa resolver o problema da empresa. Precisa efetivamente agregar valor e enriquecer os processos da organização.

Diferentes empresas terão diferentes formatos de IBP, diferentes empresas terão diferentes horizontes de trabalho dentro de um processo de IBP.

Algumas empresas com uma cadeia mais simples e com necessidades a curto prazo. E empresas com uma cadeia mais complexa e mais longa, precisam ter um horizonte um pouco maior de visibilidade desse processo.

O primeiro grande passo para a adoção do IBP é a sensibilidade de entender o que de fato é importante para seu negócio.

Outro aspecto relevante é a falta de atividade de algumas áreas. O processo de IBP não é de protagonismo do supply chain. Normalmente é ele que puxa esse assunto nas empresas porque é essa área que percebe a necessidade de um planejamento de médio a longo prazo.

Mas o protagonismo é da organização como um todo. Precisa ser compartilhado com a área de finanças, de marketing, vendas e com todas as outras áreas da empresa.

As maiores falhas de adoção de IBP acontecem quando a empresa adota o processo como sendo somente um processo de supply chain e não como algo tático da organização toda que é relevante para determinar dinâmicas de decisão, alinhamento e comunicação.

Processo esse que é o necessário para a empresa conectar sua estratégia com a execução.

 

Antecipe-Se Às Necessidades Do Mercado Com O Forecast De Demanda

E na prática? Como substituir os processos do seu S&OP por um IBP bem estruturado e capaz de fornecer informações que ajudem seu negócio?

Você pode contar com uma plataforma dedicada, que se integra a todos os setores de negócio para centralizar dados e ajudar em todo seu processamento inteligente.

Uma das alternativas é o Forecast de Demanda, uma solução desenvolvida pela Implanta.

A melhor forma é apostar em dados científicos e na inteligência artificial para planejar os próximos passos do negócio. E com o Forecast de Demanda, isso é possível.

A ferramenta auxilia a indústria a coletar dados externos de diversas fontes e serve como um completo processador de informações.

Assim, com recursos de IA, ela auxilia a indústria a reunir insights e desenvolver ações para melhorar o supply chain com mais de 90% de precisão.

Ou seja, a indústria reduz erros na logística e acaba com desperdícios na produção. Com um controle apurado e total previsibilidade de demandas, é possível melhorar seus processos de precificação.

Portanto, o Forecast de Demanda se encaixa na área logística da indústria e, também, na área de vendas, na produção e no marketing.

Que tal saber como o Forecast de Demandas pode se encaixar como uma solução IBP em sua empresa? Converse conosco!

 

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