Como a tecnologia pode ajudar na sua estratégia de trade marketing?

Como a tecnologia pode ajudar na sua estratégia de trade marketing?
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Desenvolver um produto de alta qualidade e com um preço competitivo é, inegavelmente, um fator positivo para expandir as vendas da indústria. Contudo, oferecer apenas um produto com essas características não é o suficiente para garantir que os resultados de vendas obtidos estarão dentro ou quem sabe, acima das expectativas.

A indústria também necessita de uma equipe engajada, formada por ótimos colaboradores e que coloque em prática estratégias bem estruturadas a partir de estudos no mercado. E mesmo esse cuidado todo pode não representar sucesso, já que na prática, o mercado é dinâmico e muda continuamente.

Nesse contexto, a estruturação de ações de trade marketing é essencial para que a indústria obtenha resultados de destaque. E para conseguir isso, se faz necessário a elaboração de uma boa estratégia de trade marketing, realizando assim campanhas de incentivo assertivas com os seus distribuidores com o intuito de gerar mais vendas nos canais.

Neste artigo, iremos mostrar como a tecnologia é uma ferramenta essencial e pode ser uma poderosa aliada para aumentar a eficiência dos resultados do trade marketing. Também vamos destacar como as soluções da Implanta IT podem ajudar, de forma significativa, nesse processo. Confira!

Os benefícios que a adoção da tecnologia traz para a sua estratégia de trade marketing

Quem está avaliando a tecnologia como um suporte nas operações de trade marketing deve ter em mente que ela não é um gasto, mas um sim um investimento. O ROI que esse tipo de solução traz a longo prazo compensa (e muito) o valor investido para a sua implementação.

Além disso, se considerarmos que o trade marketing é o elo entre marketing e vendas, os benefícios de uma solução tecnológica, como a Visibilidade da Distribuição da Implanta para uma boa execução dessa estratégia, são muitos. A seguir, podemos destacar os principais:

Gerenciar campanhas de incentivo

É comum que as indústrias que realizam vendas indiretas criem campanhas de marketing de incentivo como uma ferramenta para estimular que os vendedores dos distribuidores recomendem seus produtos.

No entanto, para que haja uma premiação correta, necessitamos de dados confiáveis das vendas dos distribuidores para a apuração dessas campanhas, e sem o auxílio da tecnologia, esse processo é muito difícil, sobretudo pelo grande volume de dados. Campanhas de incentivo realizadas de maneira errada geram frustação e desgastam a relação com a equipe de venda dos distribuidores.

Felizmente, as soluções da Implanta, que coletam e tratam dados de forma automática, trazem as informações de Sell Out diário dos distribuidores, realizando uma apuração de campanha rápida e eficaz, sem trabalho manual do distribuidor e/ou empresa de incentivo na apuração dos resultados.

Garantir o mix correto em cada distribuidor

Não há mistério nenhum sobre o que é mix de produtos. Como o próprio nome indica, essa estratégia se refere à abundância de itens oferecidos por uma marca ao seu público.

Quando o profissional consegue montar um mix de produtos completo, ele aumenta bastante as chances de fidelizar o consumidor e garantir um pedaço maior de mercado, afinal ele terá a possibilidade de atender públicos distintos. Sendo assim, investir nessa estratégia é fundamental para que o distribuidor mantenha um ótimo fluxo de vendas e consiga maiores objetivos para o seu negócio.

A ferramenta da Implanta ajuda o seu cliente a ter um mix de produtos mais assertivo. Pois após a integração, é possível enxergar os produtos que giram mais ou menos, os itens do portifólio que o cliente não compra, benchmarking com outras redes envolvidas no projeto que permite identificar e replicar as melhores práticas.

Gerenciar a política de preços

A definição e o gerenciamento de uma política de preços requerem informação em tempo real. Aliás, mais do que cobrir o valor de produção e dar lucro, o preço deve atender o que o mercado está disposto a pagar.

Esse tipo de informação de forma ágil e com acurácia pode ser obtida facilmente através de soluções tecnológicas, como as disponibilizadas pela Implanta, por exemplo.

Promover a marca da indústria

Através da tecnologia, a indústria promove a sua marca e os seus produtos junto aos canais de venda de maneira eficaz, otimizando os investimentos.  Com os dados certos, é possível investir nos canais que geram melhores resultados, assim como entender o que acontece com os menos eficientes, um fator relevante que pode alterar a decisão de compra do consumidor.

Conte com a Implanta IT para melhorar a sua estratégia de trade marketing

Para o desenvolvimento de um trade marketing estratégico, é imprescindível se ter a visibilidade da distribuição de forma eficaz. Com certeza, não é uma tarefa fácil contar com a acuracidade de dados necessária para garantir a sustentabilidade da indústria.

Felizmente, a Implanta é uma empresa com sólida experiência em desenvolver soluções tecnológicas para a coleta, análise e compartilhamento de dados. Inclusive, suas soluções possibilitam a integração com sistemas de campanhas de incentivo, gerando insights poderosos para a tomada de decisões.

Vale a pena lembrar que, quando você necessita fazer estratégias de trade marketing, é preciso levar em conta que a coleta e análise de dados acurados são a chave de sucesso.

Conte com a expertise da Implanta no fornecimento soluções tecnológicas certas para que você possa melhorar a sua performance de mercado. Deseja saber mais? Acompanhe o Blog da Implanta ou entre em contato com um de nossos consultores. Teremos o prazer em ajudá-lo.

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A Implanta tem soluções para integrar e analisar os dados da sua cadeia produtiva, revelando as melhores oportunidades de negócio.

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