Trade Marketing é uma estratégia de marketing focada no posicionamento de mercadorias de forma estratégica nos pontos de venda.
Desenvolver um produto de alta qualidade e com um preço competitivo é, inegavelmente, um fator positivo para expandir as vendas da indústria.
Contudo, oferecer apenas um produto com essas características não é o suficiente para garantir que os resultados de vendas obtidos estarão dentro ou quem sabe, acima das expectativas.
A indústria também necessita de uma equipe engajada, formada por ótimos colaboradores e que coloque em prática estratégias bem estruturadas a partir de estudos no mercado.
Nesse contexto, a estruturação de ações de trade marketing é essencial para que a indústria obtenha resultados de destaque.
Neste artigo, iremos mostrar como a tecnologia é uma ferramenta essencial e pode ser uma poderosa aliada para aumentar a eficiência dos resultados do trade marketing.
Também vamos destacar como as soluções da Implanta IT podem ajudar, de forma significativa, nesse processo. Confira!
O Que É Trade Marketing?
Afinal, o que é trade marketing?
Quando um consumidor decide comprar um produto, uma série de fatores acabam influenciando esse processo de compra: o relacionamento dele com a marca do produto, o espaço ocupado pelo produto nas gôndolas, a precificação etc.
É possível afirmar que a relação entre a indústria e seus canais de distribuição também influenciam a decisão de compra destes consumidores.
Levando em consideração estes e outros elementos presentes no processo de otimização dos canais de venda e distribuição de produtos é que entra o profissional de trade marketing.
O gestor de trade marketing vai garantir o planejamento estratégico voltado para o consumidor, levando em conta fatores como planejamento de distribuição de produtos, relacionamento com canais distribuidores e gestão do merchandising nos PDVs.
O conceito de trade marketing se refere à prática adotada pela indústria para analisar o comportamento do consumidor e potencializar as estratégias de marketing e vendas.
3 Benefícios do Trade Marketing
Um dos principais benefícios do trade marketing é que ele é uma estratégia que traz resultados em um período ilimitado.
Assim, a empresa poderá experimentar a melhora constante em suas relações de negócios, além de melhor aceitação da marca no mercado.
Conheça outros benefícios que uma boa gestão de trade marketing pode trazer para seu negócio:
1. Mais alcance para novos consumidores
O trade marketing permite alcançar novos mercados consumidores de forma mais assertiva. Isso porque, com o uso de tecnologia e dados, seu negócio pode alcançar mercados altamente segmentados no varejo.
2. Mais presença de mercado para o produto
Quando você comercializa seu produto usando o marketing tradicional, acabada vendendo seus produtos somente para lojistas locais. Com ações eficazes de trade, você vai alcançar mais consumidores, que de outra forma talvez não iriam conhecer seu produto.
3. Aumento da vantagem competitiva
O trade marketing aumenta a sua vantagem competitiva sobre os concorrentes, justamente porque aumenta a sua visibilidade.
Por exemplo, é possível fornecer mais subsídios para a venda, como material de propaganda e marketing para serem exibidos nos pontos de venda ou entregue aos consumidores.
4 Ferramentas Essenciais de Trade Marketing
Como já sabemos, o trade marketing tem um papel importante no aumento dos números de sell out.
No entanto, ao criar estratégias, o gestor da área precisa considerar algumas ferramentas e definir quais delas estão sendo adotadas, quais as mais adequadas e quais erros precisam ser corrigidos.
Conhecer estas ferramentas vai garantir que o gestor mantenha o controle do processo e saiba construir e melhorar as suas estratégias de trade marketing e, consequentemente, as vendas.
Dentre algumas das ferramentas centrais, podemos destacar:
1. Treinamento de equipes de vendas e promoção
Uma ferramenta essencial é a gestão e o treinamento das equipes de promotores e vendedores.
Assim, ao cuidar do treinamento da sua equipe você pode garantir que eles saibam exatamente como agir de acordo com a estratégia da indústria, diante das negociações com os canais distribuidores e varejistas.
2. Rastreabilidade dos produtos
Monitorar os estoques internos e dos agentes desta cadeia de vendas é uma ferramenta muito poderosa para refinar sua estratégia de marketing e suas campanhas, pois a análise em tempo real da reação do mercado à suas campanhas, promoções e incentivos é uma poderosa ferramenta de gestão.
3. Categorização de canais
Conhecer os canais pelos quais o seu produto está passando é essencial para criar uma estratégia de trade marketing sólida.
Por isso, faça um levantamento dos seus canais com todas as informações relevantes que permitam uma melhor análise e sua categorização.
Dessa forma, você consegue construir um perfil dos seus canais e saber qual deles vende mais e assim saber para onde direcionar os seus recursos e estratégias.
4. Recência, Frequência e Valor (RFV)
A análise dos números de recência, frequência e valor, também conhecida como análise RFV, permite trazer um indicador de performance de vendas.
Assim, para fazer a análise RFV, é preciso coletar três dados principais do consumidor: a recência, a frequência de compra e, por último, quanto foi gasto por este consumidor.
Com estes dados em mãos é possível monitorar melhor as vendas e a partir daí criar melhores estratégias para vender mais.
Os Benefícios Que A Adoção Da Tecnologia Traz Para A Sua Estratégia De Trade Marketing
Quando se avalia a tecnologia como um suporte nas operações de trade marketing é importante ter em mente que ela não é um gasto, mas sim um excelente investimento.
O retorno que esse tipo de solução traz a longo prazo compensa o valor investido para a sua implementação.
Ademais, se considerarmos que o trade marketing é o elo entre marketing e vendas, os benefícios de uma solução tecnológica, como a Visibilidade da Distribuição da Implanta para uma boa execução dessa estratégia, são muitos.
Podemos destacar os principais:
1. Gerenciar a política de preços
A definição e o gerenciamento de uma política de preços requerem informação em tempo real. Aliás, mais do que cobrir o valor de produção e dar lucro, o preço deve atender o que o mercado está disposto a pagar.
2. Promover a marca da indústria
Através da tecnologia, a indústria promove a sua marca e os seus produtos junto aos canais de venda de maneira eficaz, otimizando os investimentos.
Por isso, com os dados certos, é possível investir nos canais que trazem melhores resultados, assim como entender o que acontece com os menos eficientes.
3. Gerenciar campanhas de incentivo
É comum que as indústrias que realizam vendas indiretas criem campanhas de marketing de incentivo como uma ferramenta para estimular que os vendedores dos distribuidores recomendem seus produtos.
No entanto, para que haja uma premiação correta, necessitamos de dados confiáveis das vendas dos distribuidores para a apuração dessas campanhas, e sem o auxílio da tecnologia, esse processo é muito difícil.
Conte Com A Implanta Para Melhorar A Sua Estratégia De Trade Marketing
Enfim, para o desenvolvimento de um trade marketing estratégico, é imprescindível se ter a visibilidade da distribuição de forma eficaz.
Com certeza, não é uma tarefa fácil contar com a acuracidade de dados necessária para garantir a sustentabilidade da indústria.
Felizmente, a Implanta é uma empresa com sólida experiência em desenvolver soluções tecnológicas para a coleta, análise e compartilhamento de dados.
Inclusive, suas soluções possibilitam a integração com sistemas de campanhas de incentivo, gerando insights poderosos para a tomada de decisões.
Vale a pena lembrar que, quando você necessita fazer estratégias de trade marketing, é preciso levar em conta que a coleta e análise de dados acurados são a chave de sucesso.
Conte com a competência da Implanta no fornecimento de soluções tecnológicas certas para que você possa melhorar a sua performance de mercado.
Quer entender melhor? Entre em contato com um de nossos consultores. Teremos o prazer em ajudá-lo.