Como dados dos canais de venda ajudam suas campanhas de incentivo

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“Dados são o novo petróleo”. Essa frase proferida pelo matemático londrino, Clive Humby, demonstra que as boas práticas para a obtenção e o trabalho com a coleta de informações passou a ser uma atitude imprescindível na busca por resultados expressivos para a indústria e seus canais de venda.

Afinal, a acurácia dos dados coletados tem um peso enorme na tomada de decisão que precisa ser feita.

Esse tipo de insumo é ainda mais valioso em campanhas de incentivo. Tal processo, que visa motivar parceiros, só atinge a excelência e o sucesso através da coleta, do compartilhamento e da utilização de dados precisos.

Nesse artigo iremos falar mais sobre o assunto, mostrando como os fabricantes podem coletar informações em seus canais de venda de maneira inteligente e automática com a ajuda das soluções Implanta.

Acompanhe a leitura e saiba como elevar o Marketing de Incentivo da sua empresa para outro patamar!

 

A dificuldade de apuração de campanhas de incentivo para os canais de venda é um sério problema

Programas de marketing de incentivo são uma estratégia amplamente usada por fabricantes que realizam vendas indiretas e que desejam estimular os vendedores dos distribuidores a recomendarem seus produtos.

Além do setor industrial, esse recurso é utilizado por empresas de variados segmentos.

Segundo uma pesquisa da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), 96% das organizações consideram as campanhas de incentivo importantes.

O marketing de incentivo também faz parte da estratégia de negócio de 68% das empresas brasileiras.

Para que haja premiações justas nessas campanhas, o setor de marketing precisa trabalhar com dados acurados das vendas realizadas pelos distribuidores, fazendo a apuração assertiva de resultados.

Entretanto, nem sempre há essa visibilidade dos dados, e ao usar informações incorretas ou desatualizadas, a indústria acaba gerando frustração e desgaste desnecessários com a força de venda de seus distribuidores.

Nesse caso, o compartilhamento de dados de Sell Out dos canais de distribuição é fator decisivo para os fabricantes. Iremos explicar adiante como esse processo pode ser automatizado através de recursos tecnológicos.

 

Compartilhamento de dados dos canais de venda: vantagens para toda a cadeia produtiva

Além de trazer poderosos insights para os fabricantes, o compartilhamento de dados de Sell Out é benéfico para os próprios distribuidores.

Usada como fonte para as campanhas de incentivo, essa partilha também é base para que os fabricantes ofertem preços adequados e competitivos. Bem como produtos na quantidade e no sortimento desejados, que serão entregues na hora certa, venderão melhor e com maior margem.

No entanto, vale a pena citar que todo esse processo não precisa representar uma tarefa complicada para os times da indústria, dos distribuidores e varejo e das empresas de marketing contratadas para rodar as campanhas, por exemplo.  

Também com o auxílio da tecnologia, é possível coletar e tratar dados com qualidade, sem que haja a necessidade dos agentes da cadeia produtiva invistam muito tempo ou recursos humanos em trabalhos manuais.

Aliás, os recursos tecnológicos também melhoram a comunicação entre todos os envolvidos. Servindo para otimizar as operações, evitar desperdícios, contribuir para um aumento das vendas, assim como um maior entendimento do perfil de consumidores.

 

A avaliação de campanhas de incentivo: um processo essencial para a melhoria contínua de resultados

De nada adianta a elaboração de uma campanha de incentivo, se não avaliarmos quais foram os resultados obtidos com a sua implementação.

Essa medição é essencial para que haja o ajuste de projetos futuros, fazendo com que os resultados sejam ainda melhores.

É importante dizer também que, muitas vezes, mesmo durante o andamento de um projeto, imprevistos, como alterações no mercado podem ocorrer.

Quando isso acontece, os resultados que foram planejados com as campanhas de incentivo, anteriormente nem sempre são alcançados.

Ou seja, esse exemplo só reforça que o estudo e a avaliação dos resultados são essenciais para que haja a adequação das estratégias ao longo das campanhas de fidelização.

Os fabricantes devem trabalhar com dados de Sell Out diários de seus canais de venda para realizar essas tarefas de modo assertivo.

Sabemos que a ação de gerenciamento de informações oriundas das campanhas de incentivo ou fidelização, quando feita de forma manual, é realmente difícil.

A seguir, vamos explicar a fundo como a Implanta pode auxiliar o desenvolvimento dessas campanhas através da coleta de dados em seus canais de vendas.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

No mercado, existem algumas ferramentas de Marketing de Relacionamento disponíveis de ótimos fornecedores. Como a parceira Omnion, que facilitam o desenvolvimento de campanhas de incentivo, organizando informações ao mesmo tempo que produzem relatórios completos, com dados diários e em tempo real obtidos dos canais de venda.

As soluções de  Visibilidade da Distribuição, desenvolvidas pela Implanta, são um componente importante para garantir o sucesso destes projetos de incentivo.

A solução da Implanta de coleta e tratamento de dados se diferencia de todas as outras pelo seu poderoso tratamento de dados. Trazendo à indústria maior agilidade na hora de analisar informações diversas, incluindo aquelas que são base de geração de insights para a tomada de decisões estratégicas.

Ao coletar e tratar diariamente de maneira automática as informações de Sell Out captadas diretamente no ERP dos distribuidores, as soluções da Implanta fornecem insumo estratégico para campanhas de incentivo, com 99,8% de acurácia e por isso ela é tão importante para dar sustentação às campanhas de marketing de incentivo.

Explore a transformação digital com sabedoria em suas campanhas de incentivo. Nenhuma empresa deve ignorar esse fator importante.

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