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Demonstração

Como obter dados de sell out confiáveis e diários nos canais de vendas?

Como obter dados de sell out confiáveis e diários nos canais de vendas?
Conteúdo

Os dados são os principais ativos de um negócio. Atualmente, é possível dizer que ocupam a primeira posição quando se trata da tomada de decisão e otimização de processos. Compreender o comportamento de compra do consumidor com base em indicadores, como os de sell out, faz toda a diferença na criação de ações de marketing e vendas, já que a perspectiva analisada é a do próprio cliente.

Tanto no setor varejista quanto no industrial, é possível utilizar as métricas de forma estratégica para ter um panorama mais aprofundado sobre os produtos e o sell out, resultando em melhores resultados e lucratividade.

Entretanto, embora sejam fundamentais para a identificação de oportunidades e outros objetivos, é comum que os negócios encontrem obstáculos no momento de fazer a coleta e análise dos indicadores de sell out e posição de estoque nos canais de venda, por muitos fatores os dados coletados podem se deteriorar comprometendo a confiança do time neles.

Se você chegou até aqui, provavelmente esse seja o seu caso. Acompanhe o nosso artigo e aprenda como coletar essas informações com mais facilidade, agilidade e eficiência.

 

Quais os principais desafios em obter os dados de sell out?

Olhar a cadeia de suprimentos como um todo, não apenas na etapa do varejo e distribuidores, faz com que a indústria ganhe em inteligência por integrar informações de todos os caminhos percorridos pelos produtos. Desde a produção até a venda ao consumidor final.

Todavia, a forma tradicional como as indústrias obtêm informações de sell out, ou seja, solicitando diretamente aos varejistas, normalmente não fornece a profundidade de um acompanhamento diário dos processos. Isso sem contar que o recebimento dos dados depende de um bom relacionamento entre a indústria e o seu canal de vendas.

Para ficar mais claro, imagine que o time de marketing de uma indústria, quer estimular a venda de determinado produto ou família de produtos que estão encalhados na indústria ou que vendeu menos que o esperado e quer fazer uma campanha em determinada semana do mês, mas antes precisa analisar os dados de sell out para saber qual foi o comportamento do consumidor e os números de vendas realizadas pelos seus canais de vendas. Porém, os dados enviados pelos parceiros são um consolidado do mês todo, tornando a análise tardia, complexa e pouco rica por parte dessa indústria, atrapalhando uma reação ao comportamento do mercado no momento ideal.

Ou seja, ela deixa de coletar e mensurar os resultados de campanhas, perdendo a chance de criar estratégias cada vez melhores, embasadas em indicadores advindos dos diversos canais de vendas.

Como acessar os dados de sell out de forma eficiente e facilitada?

Estamos em plena era da transformação digital nas indústrias. Isso quer dizer que as mais diversas atividades, como a coleta de dados de estoque dos canais e sell out, podem ser feitas de forma automatizada.

Hoje já existem recursos tecnológicos especialmente desenvolvidos para que indústrias de todos os setores, que atuem por meio de canais de distribuição e revendas, tenham acesso aos dados diários de sell out e estoque dos agentes de sua cadeia produtiva.

Empresas e Startups com especialização em inteligência de dados, EDI e coletores de informação, disponibilizam suas soluções que permitem:

  • A captura diária e de forma automática de dados de vendas e estoque dos distribuidores, revendas e pontos de vendas (PDV);
  • Informações estratégicas da rastreabilidade e escoamento dos seus produtos apresentados por meio de mapas, gráficos e tabelas, favorecendo e simplificando a compreensão das métricas de desempenho;
  • Uso de inteligência artificial para o processamento dos dados e criação de insights sobre vendas, positivação e mix;
  • Dados de sell out confiáveis, com acurácia próxima de 100%;
  • Dados sobre a positivação de clientes;
  • Preços dos itens na ponta;
  • Customer share no canal (SOC);
  • Visão diária do escoamento dos produtos no canal (POG);
  • Potencial de mercado;
  • Análise completa do desempenho de produtos;
  • Posição do estoque e rastreabilidade de lotes de produtos.

E estas fornecedoras de solução de visibilidade da distribuição fazem isso através de:

  • Implantação e manutenção remotas;
  • Personalização de projetos;
  • Personalização de projetos;
  • Captura de dados de forma automática;
  • Realização De-Paras (padronização da informação) de forma automática;
  • Baixo custo de implementação;
  • Nenhuma dependência da TI da Indústria.

Como utilizar os dados coletados de forma estratégica?

Tão importante quanto fazer a coleta dos dados de sell out e estoque é saber como analisá-los na hora certa para que contribuam com a tomada de decisão. Além de ajustarem os interesses de cada um dos agentes da cadeia de suprimentos, quando bem estruturados, favorecem a competitividade.

Estes dados bem utilizados são ferramentas poderosas para garantir o cumprimento de metas de vendas e premiar quem realmente contribuiu para o sucesso no alcance dos objetivos comerciais e de marketing da indústria.

Além de outros ganhos, o bom uso dos dados fortalece o compromisso contra as oscilações entre falta e o excesso de estoque, o que por sua vez compromete as vendas e os resultados. Veja algumas dicas de como utilizar da melhor forma as métricas coletadas:

Compreensão do comportamento do consumidor

Estamos na chamada era do consumidor. Isso significa que ele deve ser o foco principal das indústrias no momento de criar estratégias para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Por meio de dados como número de interações, vendas e giro dos produtos, por exemplo, as indústrias podem traçar um perfil de compra, o qual guie os processos e ações para o sucesso.

Ficou no século passado a visão que o distribuidor ou a revenda era o cliente da indústria. Na verdade, eles são parceiros da cadeia produtiva na busca do real cliente, que é o consumidor final.

Identificação de oportunidades de ativação

Uma das maneiras assertivas de se utilizar das informações de sell out é a identificação de oportunidades de ativação nos diferentes canais de vendas, conforme as tendências atuais.

Por meio do indicador, é possível associar a sua marca a projetos e valores que estejam alinhados às características e necessidades dos clientes, melhorando a experiência de compra, o direcionamento da reposição de estoque e as parcerias com distribuidores e revendas.

É importante frisar que, para que as ações envolvendo esse indicador tragam bons resultados, é essencial ter acesso e controle sobre dados volumosos e precisos, os quais gerem insights e fortaleçam parcerias em toda a cadeia de suprimentos.

A importância dos dados acurados para o processo de sell out

Sabemos que coletar dados e utilizá-los em informação estratégica é muito importante para o sucesso de toda a cadeia de distribuição, incluindo o sell out. Ou seja, a indústria necessita de informações para acompanhar a saída de produtos no canal de distribuição e visibilidade de estoque para que assim realize um planejamento assertivo em campanhas de trade marketing ou mesmo na produção.

Felizmente, no Brasil e na América Latina, há a Implanta, empresa com a expertise necessária para fornecer as ferramentas certas para coletar e obter dados acurados, gerando assim decisões eficientes para aumentar a performance de mercado.

Deseja saber mais? Visite o site da Implanta ou entre em contato com um de nossos consultores. Teremos o prazer em ajudá-lo a obter a informação certa sempre que for necessário.

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A Implanta tem soluções para integrar e analisar os dados da sua cadeia produtiva, revelando as melhores oportunidades de negócio.

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