Como transformar seus canais de distribuição em parceiros de negócio

Como transformar seus canais de distribuição em parceiros de negócio
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Para a indústria que realiza vendas indiretas, entender como determinado produto está se comportando no ponto de vendas é algo muito positivo. Entretanto, muitas vezes, a tarefa de obter a visibilidade das vendas nos canais de distribuição com eficiência é torna se um desafio.

Para que isso seja possível é preciso que ocorra o alinhamento de processos entre indústria e distribuidores, com bom senso, clareza e estratégia.  E uma das maneiras que os fabricantes têm para fazer isso se dá através de uma mudança de mentalidade: do Sell In para o Sell Out.

Neste artigo, vamos destacar as vantagens que a indústria tem em realizar essa mudança de mindset, tornando seus distribuidores em verdadeiros parceiros de negócio. Confira!

Foco no Sell Out é chave para a construção de parcerias com os canais de distribuição

Mesmo considerando que o Sell In e o Sell Out não são ações totalmente independentes, o ideal é que a indústria foque também seus esforços em uma estratégia de Sell Out, já que ela é afetada negativamente quando um item não está sendo vendido para o consumidor final dentro das expectativas do varejo.

Afinal, ficar com mercadorias encalhadas nas gôndolas e nos estoques é um cenário que provoca prejuízos financeiros para toda a cadeia produtiva e reflete a falta de capacidade em acompanhar as principais tendências do mercado por meio de dados de forma assertiva.

Tanto a indústria quanto o varejo perdem quando o ciclo de vendas não é finalizado. É um ponto que não pode passar despercebido pelas empresas. Esse é mais um aspecto que justifica uma integração de dados efetiva entre o setor industrial e seus distribuidores.

Parceria entre indústria e canais de distribuição: vantagens para todos

Para que a indústria desfrute dos benefícios dessa mudança do foco de gestão, do Sell In para o Sell Out, se faz necessário uma análise de dados precisa. Mais do que isso, esses dados precisam ter a acuracidade necessária e ser gerados em tempo real para análise e compartilhamento com os stakeholders.

Afinal, um simples erro na estimativa de demanda, por exemplo, pode causar prejuízos financeiros enormes, algo muito ruim, principalmente em um momento de instabilidade econômica.

Dessa maneira, indústria e distribuidores precisam atuar em parceria para estimar como uma mercadoria pode apresentar momentos de elevada procura e situações que indicam a necessidade de diminuir a produção, assim como o sortimento ideal de cada produto adquirido pelo distribuidor, por exemplo.

É relevante ter em mente também que a parceria contribui para todos os envolvidos no ciclo de produção e distribuição alcancem um desempenho notável, aumentando margens e receitas.

Acuracidade de dados é essencial nesse processo

Através da integração das informações e acuracidade dos dados trazidos pelo varejo, a indústria pode ter um foco e controle maior da gestão do ciclo de vida do produto.

Fazendo isso, com dados acurados e com visibilidade da distribuição, a indústria e o varejo podem administrar o estoque com um planejamento mais efetivo. Essa medida também colabora para ter um maior controle da demanda, evitando, por exemplo, problemas relacionados com a falta de mercadorias nas prateleiras.

Além disso, quando a indústria atua em parceria, tendo acesso aos dados de Sell Out dos canais de vendas, ela acaba tendo insumos necessários para a gestão de campanhas, revisão de preços, bem como promoções, além de garantir o sortimento ideal de produtos. Assim, de maneira proativa, melhora a sua imagem perante o consumidor final, evitando o avanço de concorrentes.

Uma maneira para alavancar ainda mais os benefícios dessa parceria entre indústria e distribuidores são os programas de marketing de incentivo. No entanto, para que se obtenha sucesso, ou seja, para que haja a correta premiação dos distribuidores com melhor performance, as informações confiáveis das vendas são extremamente importantes.

Afinal, quando isso não ocorre, há uma enorme frustração dos participantes, gerando desgaste desnecessário entre indústria e distribuidores.

Veja a tecnologia como uma grande aliada

Uma interação mais rica entre parceiros de negócios consiste em uma iniciativa inteligente, porque contribui para as duas partes realizarem os seus papéis de forma mais assertiva para a obtenção de resultados acima da média.

Como você acompanhou até aqui, dados são a matéria-prima para uma mudança na estratégia de Sell In para Sell Out para a indústria transformar seus distribuidores em parceiros.

Nesse caso, uma opção viável para contar com soluções estratégicas é conhecer o trabalho desenvolvido pela Implanta IT. A empresa disponibiliza a solução de Visibilidade da Distribuição, capaz de analisar e fornecer dados com alta acurácia sobre a performance de diversos canais de venda, incluindo dados como:

  • Informações de Sell Out;
  • Positivação de clientes;
  • Dados dos clientes do canal;
  • Preços de produtos na ponta;
  • Customer Share no canal;
  • Potencial de Mercado;
  • Análise de desempenho de produtos, com ranking, margem, giro e faltas;
  • Posição de Estoque;
  • Rastreabilidade de lotes de produtos.

Através dessa solução, a indústria pode monitorar as vendas dos canais com dados em tempo real, obtendo um diferencial competitivo cada vez mais impactante. Afinal, ela permite dimensionar a demanda e identificar medidas de melhorias em sua estratégia.

Ter informações atualizadas e precisas sobre os canais de distribuição é uma ação que precisa ser reforçada pela indústria, e para esse esforço ser justificado, é necessário investir em uma solução completa.

Assim, se sua organização tem a necessidade de tornar seus distribuidores e canais de vendas em verdadeiros parceiros através de informações precisas, vale a pena entrar em contato com a equipe da Implanta agora mesmo.

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