Evite quebra de gôndolas no varejo integrando os agentes da cadeia produtiva da Indústria

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Atualmente, é possível ver que, quanto maior o porte de uma indústria, maior a quantidade de processos na produção e consequentemente maior é o número de elos no caminho logístico de um produto.

Hoje sabemos que um bom planejamento logístico e de produção aliado a canais eficientes e estratégias pensadas de maneira integrada entre canais da cadeia produtiva são essenciais para garantir o produto certo, na quantidade certa no varejo para mais vendas e margens.

Porém garantir o produto certo, com o sortimento certo, na quantidade certa nas prateleiras do varejo é uma tarefa árdua que demanda de ferramentas apropriadas.

Quer saber como garantir o estoque adequado em todos os elos da cadeia produtiva? Acompanhe-nos neste conteúdo que trará as melhores formas de fazer a gestão de varejo mais efetiva para a indústria e seus parceiros.

 

Por que a gestão de estoque em todos os elos inclusive no varejo é importante?

Quanto mais os processos da cadeia produtiva se modernizam, mais vemos que a individualidade não é mais uma escolha para se manter competitivo no mercado.

A quantidade de canais logísticos e intermediários é proporcional ao volume de informações que precisam ser hierarquizadas para o processo decisório de uma indústria.

Por isso, a indústria precisa firmar parcerias e construir canais que permitam um planejamento estratégico conjunto e baseado na integração entre os processos. 

Uma das etapas desse processo de integração eficiente consiste numa boa gestão de estoque e sell out do varejo por parte da indústria, mas a questão é: como fazer isso da melhor maneira?

Sabemos que na cadeia produtiva a relação entre indústria e varejo nem sempre ocorre. Isso acontece pois temos casos de indústrias que vendem diretamente para o consumidor final ou indústrias que só vendem para distribuidores.

No entanto, quando esta relação ocorre também é possível fazê-la de variadas formas e com um número maior ou menor de agentes.

Estes agentes podem ser tanto do processo logístico e de vendas quanto processos adotados pela própria indústria em parceria com seus canais.

Por exemplo, uma indústria do setor alimentício geralmente atende um número grande de varejistas. Isso exige um planejamento adaptado ao porte destes varejistas, da previsão da demanda e dos canais de distribuição. 

Mas em quais etapas uma indústria pode contribuir para garantir que a performance do varejo está dentro daquilo que foi anteriormente planejado e projetado?

Isso varia de acordo com as cadeias que cada indústria construiu, mas o acompanhamento de lotes dos produtos e precificação, os números de customer share e informações de sell-out direto nos PDVs são apenas algumas das alternativas da indústria para fazer uma gestão eficiente.

Por esse motivo uma boa gestão do estoque do varejo é de extrema importância. Pois quanto maior a integração de canais e obtenção de informações, mais ajustado será o processo decisório, maior será o impacto para o consumidor final e para as vendas. 

No entanto, é preciso estar atento a uma série de impedimentos que podem tornar as estratégias de gestão do estoque do varejo mais difíceis ou imprecisas.

Sendo que algumas delas trazem prejuízos a todos na cadeia produtiva, incluindo seus parceiros e canais.

 

Os principais empecilhos da gestão do estoque do varejo eficiente 

Vimos que a indústria tem boas opções para a gestão do estoque do varejo e que quanto mais informações ela possui dos processos, melhor será seu processo estratégico.

Porém, é preciso lembrar que um planejamento de integrações também perpassam por uma série de obstáculos que vão desde a inflexibilidade de parceiros até dados imprecisos.

Alguns dos principais empecilhos de uma gestão de varejo assertiva estão:

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Erros de comunicação 

Quanto maior o número de agentes no ciclo de venda de um produto, maiores são os riscos de ocorrer erros de comunicação e prejuízos para a indústria.

Os erros de comunicação são comuns principalmente quando há pouca troca de informação e falta de eficiência na comunicação entre os canais e a indústria.

A falta de integração muitas vezes é causada pela recusa no compartilhamento de dados ou por uma postura individualista por parte de um dos parceiros.

Estes aspectos prejudicam a comunicação e podem incorrer em planejamentos equivocados de produção e de logística, podendo ocasionar a falta de produtos (ruptura de estoque) ou uma produção excedente.

Afinal, tanto a ruptura de estoque quanto a produção excedente causam perda de recursos para a indústria, além de prejudicar a todos na cadeia de suprimentos.

 

Dados imprecisos 

Diferentemente do contexto dos erros de comunicação, a questão aqui é que os dados são sim compartilhados. Mas nestes casos a principal preocupação fica por conta da qualidade e precisão destes dados.

Sabemos que o ciclo de um produto fabricado por uma indústria incorre numa série de etapas que envolve a produção, armazenamento, transporte e venda (tanto sel-in quanto sell-out) propriamente dita.

Cada uma dessas etapas constitui um grande volume de dados que, juntos e interpretados, geram as informações necessárias para que a indústria tome decisões, crie estratégias e planeje a sua produção.

Portanto, quando os dados destas etapas são imprecisos, todo o processo decisório afetado por eles também acaba por ser contaminado.

Por isso, tão importante quanto obter dados de vendas, desempenho, posição de estoque, sell-out, entre outros, é a qualidade e principalmente a precisão destes dados diante do processo de planejamento.

 

Metodologias obsoletas

A modernização de processos que chega juntamente à indústria 4.0 exige que todas as organizações da cadeia produtiva adotem processos que agilizem e otimizem o processo decisório.

Isso inclui a construção de cadeias com base em novas tecnologias que automatizam processos que anteriormente exigiam burocracia e estavam suscetíveis a erros diversos.

Adventos como a inteligência de dados tem permitido que a indústria otimize seus processos e tome decisões mais rapidamente e de maneira mais acertada.

A mudança de paradigma trazida pela indústria 4.0 também garante que as informações proporcionadas por estas novas tecnologias garantem metodologias com um processo estratégico maior e dados com muito mais acuracidade, tudo isso em tempo real e em qualquer lugar.

Portanto, vemos que a má gestão de varejo fica por conta de fatores ligados à falta de integração entre os canais e a indústria.

Pouca troca de informações, erros de comunicação, planejamentos fragmentados e excludentes: todos fazem parte de cadeias fadadas a erros. Mas afinal de contas, quais práticas tornam uma gestão do estoque do varejo realmente eficiente e inteligente?

 

Uso inteligente dos dados coletados do varejo

A construção de práticas de integração e uso de dados do varejo que tragam resultados faz parte de um diagnóstico geral dos processos envolvidos no ciclo do produto. E que afetam de forma direta o contato destes produtos com o consumidor final através dos canais varejistas.

Quais os números de venda deste produto? Qual a performance geral do meu portfólio nestes varejistas? Qual precificação está sendo adotada nos PDVs? Nestes pontos de venda há o sortimento de produtos desejado?

Estas são algumas das perguntas que uma gestão de varejo inteligente precisa responder.

Por esse motivo, adote ferramentas que tragam insights precisos e em tempo real para que você tome as melhores decisões e torne sua estratégia melhor construída. Práticas de gestão de varejo eficiente incluem:

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Dados de sell-out

Obtenha dados de vendas diretamente dos PDVs, dessa forma você conseguirá planejar melhor a sua produção. Além disso, saber quais produtos do seu catálogo estão trazendo resultados positivos de vendas e quais precisam de maior destinação de recursos.

 

Preço dos produtos no varejo

Saber o preço dos seus produtos na ponta permitirá que você tenha uma melhor visão a respeito da competitividade do seu produto do ponto de vista de precificação para o consumidor. 

 

Dados de desempenho e crescimento 

Saber o desempenho dos seus produtos através de relatórios vai permitir que você encontre quais produtos têm potencial de crescimento a longo prazo.

Além disso, ranquear estes produtos também trará uma maior dimensão do seu potencial de crescimento, gerando um melhor planejamento de produção.

 

Customer share

Mais do que conquistar o mercado, também é preciso conquistar os clientes com estratégias cada vez mais personalizadas. Portanto, obter dados de customer share te ajudará a construir melhor o perfil dos seus consumidores.

 

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Construir uma gestão inteligente necessita de dados precisos e rápidos.

Por isso, a solução Visibilidade do Varejo da Implanta traz uma série de dados com precisão de 99,8% para que a sua tomada de decisão seja assertiva e seus planos bem estruturados.

As soluções da Implanta incluem dados que permitem o acompanhamento dos produtos no canal varejista como:

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  • Informações de sell-out;
  • Dados de clientes;
  • Preço dos produtos na ponta;
  • Customer share nos canais; 
  • Análise de desempenho de produto;
  • Rastreabilidade de lotes de produto.

 

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