As novas tecnologias que se apresentam diante do mercado dia após dia configuram um cenário de mudanças cada vez mais rápidas e constantes. Tecnologias da informação e da comunicação permitiram uma maior rapidez e automação de processos anteriormente sequer imaginados.
Um exemplo deste conjunto de transformações é a chegada destas novas tecnologias para os processos das indústrias e da cadeia produtiva, também chamada de indústria 4.0. Adventos como computação em nuvem, coleta e processamento de dados e inteligência artificial têm sido usados como formas de otimizar a fluidez das operações na cadeia de suprimentos. Sendo que esta última tem trazido significativas mudanças do ponto de vista da previsão das demandas.
O uso de softwares e outras ferramentas baseadas em inteligência artificial podem garantir uma vantagem competitiva para os agentes que aderem a ela da maneira correta.
Atualmente a inteligência artificial se mostra uma ferramenta indispensável para dar base às ferramentas e operações da indústria. Bem como uma garantidora de uma maior integração nas operações dos agentes da cadeia produtiva. No entanto, ainda existe muita confusão com relação aos termos e como ele pode ser vantajoso para os agentes da cadeia produtiva.
Quer saber mais sobre a inteligência artificial e como ela ajuda a indústria a construir dinâmicas de trabalho mais fluidas com seus parceiros e canais? Então acompanhe-nos no conteúdo a seguir para saber tudo sobre este advento que está transformando as cadeias produtivas.
O que é inteligência artificial?
Afinal de contas, o que é inteligência artificial e o que a difere de um processo automatizado comum?
Antes de tudo, é preciso entender o processo de inteligência humana, já que é nela que a inteligência artificial é baseada.
Um cérebro humano é capaz de realizar e hierarquizar tarefas de diferentes níveis de complexidade. E sua autonomia permite uma capacidade de julgamento diante de situações diversas na vida cotidiana.
A evolução da espécie humana permitiu que sua mente se tornasse capaz de fazer associações diversas baseadas em fatores como cognição e subjetividade. Gerando, assim, aquilo que chamamos de inteligência.
É a inteligência que nos permite perceber o mundo a nossa volta e interpretá-lo de acordo com aquilo que nos é inteligível.
Mas o que exatamente a inteligência artificial tem a ver com isso? Bom, a inteligência artificial surge como uma forma de simular esta inteligência. Delegando esta capacidade de julgamento e análise aos computadores, o que diminui o encargo destas tarefas simples para os próprios humanos.
No momento atual, tecnologias baseadas em inteligência artificial não possuem a mesma capacidade de processamento e julgamento equivalentes ao de uma mente humana.
Entretanto, a inteligência artificial já possibilita a realização de muitas tarefas. Como é o caso de diversos aplicativos para smartphones, as assistentes virtuais e outras ferramentas tecnológicas de uso diário que utilizamos.
No caso da inteligência artificial, a capacidade de julgamento e tomada de decisão acontece através de comandos construídos através de um processo de programação, conhecidos como algoritmos.
São os algoritmos os responsáveis pelas diretrizes que irão definir o foco de atuação das inteligências artificiais. O que faz com que elas sejam empregadas em tantos setores diferentes, como a indústria.
Inteligência Artificial e as operações das indústrias
Para as empresas da atualidade, a inteligência artificial surge como um facilitador dos processos automatizados. Concedendo uma maior credibilidade e confiabilidade a estes processos.
Através de uma programação e algoritmos bem construídos, a inteligência artificial pode estar presente em diversas etapas do ciclo de um produto. Desde a fabricação até as implicações e dados de pós-venda (sell-out).
Para os agentes da cadeia produtiva, isso significa maior versatilidade em suas operações. E, também, a possibilidade de construir ferramentas otimizáveis e de acordo com as suas necessidades nos processos.
Ao obter estes dados processados e prontos para a interpretação, os gestores da indústria conseguem prever as demandas com grande antecedência. E, assim, definir quais as melhores ações daquele momento e diante para as operações seguintes.
Por esses motivos, a inteligência artificial está cada vez mais presente. Não somente nos processos das indústrias, como também nas ferramentas de integração que permitem uma maior sinergia entre as atividades da indústria e de seus canais parceiros.
Isso ajuda no prosseguimento de construção de parcerias mais fortes e bem estruturadas. Já que a integração dos canais é a mais nova tendência do mercado da atualidade.
Uma ferramenta com base em inteligência artificial pode conceder a gestores uma maior visibilidade dos processos e suas consequências diretas e indiretas. Fazendo com que a gestão possua um foco maior nas decisões a partir dos insights, cortando uma parte do processo que demandaria mais tempo e recursos.
Não é atoa que as empresas de setores diversos e em vários modelos de negócio podem usar a inteligência artificial como base para suas operações. Já que hoje vemos a inteligência artificial em áreas como educação, saúde, transporte, entre outros.
Levando em consideração todos estes pontos sobre a inteligência artificial, a nova tendência do mercado é a integração entre agentes e operações. Tudo com o objetivo de gerar uma entrega mais eficiente de produtos de alto valor agregado para os consumidores.
As Soluções da Implanta e a Visibilidade De Processos
À medida que a inteligência artificial otimiza processos diversos para as indústrias, também é necessário observar como estas ferramentas atendem a necessidade de cada setor da cadeia produtiva.
Mais do que atender uma necessidade específica, gestores precisam observar como estas ferramentas estão atendendo a estas necessidades. E além disso, qual o seu nível de qualidade em sua implementação.
Sabendo disso, vemos que a indústria pode adotar softwares de integração que possibilitem uma maior visibilidade do ciclo do produto. Para que a gestão da produção ganhe um caráter cada vez mais estratégico e integrado com parceiros e outros agentes da cadeia de suprimentos.
Para garantir isso, a Implanta conta com soluções em inteligência artificial voltadas diretamente para a indústria e para a previsão da demanda de seus produtos com meses de antecedência.
As soluções da Implanta garantem dados com 99,8% de acurácia, atualizados em tempo real para que o processo decisório da sua indústria seja agilizado e feito com assertividade e precisão.
A solução Forecast de Demanda conta com inteligência artificial balizada por algoritmos de rede neural. Fazendo, assim, com que o software considere uma gama de variáveis que vão desde comportamento de compra dos consumidores até números de estoque.
Através disso, é possível construir uma gestão mais competitiva e que toma decisões de maneira mais precisa e benéfica para a indústria e canais parceiros na cadeia de suprimentos. Gerando mais valor agregado para o consumidor final.
Para conhecer mais sobre ferramentas de inteligência artificial que podem transformar a atuação da sua indústria, conheça agora as soluções da Implanta. Converse agora com um de nossos especialistas e faça da inteligência de dados a base de suas operações.