Para indústrias, compreender como monitorar a positivação de clientes é crucial para cumprir os objetivos de vendas. Porém, explorar todo o potencial da sua carteira de parceiros é um verdadeiro desafio.
Felizmente, a tecnologia pode te ajudar na solução destes problemas!
E o motivo é simples: os dados são protagonistas e as indústrias que contam com uma cadeia de suprimentos mais consolidada já sabem disso.
Maximizar a positivação de clientes — ou seja, aumentar as vendas recorrentes para sua carteira atual — é muito significativo.
Mas você sabe exatamente o que é a Positivação de Clientes? E a Positivação de Vendas em Canais Indiretos? Acompanhe nosso artigo e aprenda mais sobre o assunto.
O Que É Positivação de Clientes?
A positivação de clientes é um indicador que analisa o retorno mensal que cada cliente traz para a empresa, ou seja, o número de vendas e faturamento conquistado pelo vendedor com os clientes da sua carteira.
Para fazer o cálculo é necessário monitorar o número de clientes, de visitas realizadas a cada cliente e de vendas feitas em cada uma das visitas.
É por meio da positivação de clientes que a empresa vai definir, aperfeiçoar e mudar sua estratégia comercial, visando conquistar mais lucro para seu negócio.
5 Vantagens da Positivação de Clientes
A positivação de clientes não só promove a qualidade do relacionamento entre cliente e vendedor, mas também melhora a gestão de estoque, qualifica as vendas e oferece uma visão mais apurada do mercado.
A seguir listamos 5 principais vantagens da positivação de clientes para sua empresa:
- Reagir rapidamente diante da queda na positivação de clientes mudando a estratégia comercial;
- Melhorar o atendimento aos clientes de acordo com o comportamento de compra;
- Garantir que os clientes continuem ativos, comprando com a frequência desejada;
- Identificar mais facilmente a necessidade de treinar a equipe de vendedores;
- Analisar as tendências do mercado e implementar ações para acompanhar os novos comportamentos.
Positivação de Vendas em Canais Indiretos
Como você já deve ter percebido, gerenciar corretamente um canal indireto de vendas é uma missão realmente desafiadora.
Afinal de contas, a partir do momento em que a indústria passa a contar com distribuidores como parceiros de negócio para vender seus produtos, ela corre o risco de ficar sem informações suficientes sobre o desempenho de vendas e estoque dessas mercadorias, prejudicando todo o planejamento de sua supply chain.
Mas, por outro lado, existem inúmeros benefícios que a utilização do canal indireto de vendas possui.
Porém, essa estratégia só valerá mesmo a pena e trará resultados competitivos se for acompanhada por uma gestão adequada.
A visibilidade da distribuição ajuda a aperfeiçoar os processos das duas pontas – tanto da indústria quanto do distribuidor.
Pense no caso de um fabricante de produtos de limpeza que, ao iniciar o gerenciamento adequado de seus distribuidores, vem a saber que a taxa de positivação de clientes está abaixo da meta.
Sabendo disso, é possível estabelecer um relacionamento colaborativo com os distribuidores, a fim de investigar as causas e dar a elas o tratamento adequado, focando em objetivos comuns sem, no entanto, prejudicar os individuais.
Uma Gestão de Vendas Baseada em Dados e Evidências É o Caminho Para o Crescimento
É fundamental frisar que a gestão de vendas está cada vez mais ligada a inteligência de dados e menos a palpite – como já foi muito valorizado na área.
Uma liderança comercial adequada é aquela capaz de olhar para os números e entender oportunidades de ajustes e de inovação, capazes de colocar a empresa no ritmo de crescimento necessário.
Além disso, o bom líder sabe quando é a hora de instaurar campanhas de incentivo de vendas e trabalhar com premiações para a equipe de vendas.
Por essa razão, para tomar as melhores decisões e guiar o time de forma mais eficiente, conhecer métricas como a da positivação de clientes se torna fundamental.
Como Melhorar sua Positivação de Clientes Usando Ferramentas de Integração
A Implanta é uma empresa comprometida a modernizar sua indústria, impactando no poder de decisão através do melhor uso dos dados.
Por isso, atua com ferramentas próprias para uma melhor positivação de clientes.
É possível expandir o conjunto de dados para análise além dos tradicionais dados internos mantidos nos sistemas ERP e SCM (Supply Chain Management).
Além disso, a Implanta alia métodos estatísticos poderosos a fontes de dados novas e existentes.
Isso cria novos insights que ajudam a melhorar a tomada de decisões de toda a cadeia de suprimentos, desde a melhoria das operações da linha de frente até escolhas estratégicas, como o entendimento das métricas de vendas de cada canal de distribuição.
E na prática? Bom, as soluções da Implanta são divididas em três partes:
- coleta dos dados;
- tratamento dos dados (com o uso de inteligência artificial);
- compartilhamento dos dados (Analytics e BI).
Ou seja, além das ferramentas de integração, a Implanta coleta e trata os dados, utilizando inteligência artificial para garantir que as informações sejam assertivas.
Que tal melhorar o aproveitamento da sua produção, evitando a ruptura de estoque e melhorando as estratégias de sell out?
Com a Implanta, sua empresa terá mais do que uma parceira comercial, mas um braço tecnológico que vai capacitar toda gestão e todo time de vendas do seu negócio. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais.