Saiba como ampliar a positivação de clientes dos seus canais de vendas

Saiba como ampliar a positivação de clientes dos seus canais de vendas
Conteúdo

Para empresas da indústria, entender como monitorar a positivação de clientes é essencial para cumprir os objetivos. No entanto, explorar todo potencial da sua carteira de parceiros é um verdadeiro desafio operacional e estratégico.

Felizmente, a tecnologia pode ser solução desses problemas!

E o motivo é simples: agora, os dados são protagonistas. Apesar de isso não ser exatamente uma novidade para as indústrias que já buscaram aprimorar sua cadeia de suprimentos, bem como modernizar sua produção, gestão e parceria com seus canais de distribuição.

No entanto, o esforço nesse caso não pode parar, já que o mercado atual está cada vez mais competitivo. Sem isso, há grandes chances de a indústria se perder em meio à corrida contra a concorrência. Pois são justamente seus concorrentes que estão atrás dos seus clientes.

Por isso que maximizar a positivação de clientes — ou seja, aumentar as vendas recorrentes para sua carteira atual — é tão importante. É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Quer aprender mais? Continue a leitura!

Como as ferramentas de integração podem monitorar e ampliar a positivação de clientes?

Atualmente, não basta apenas o tato holístico e a experiência dos gestores na criação de estratégias de negócios. O comportamento do consumidor muda ao menor dos movimentos — e todo mercado reage de diferentes formas.

Entender essa volatilidade é o desafio. Entretanto, há sim uma solução para isso: o uso dos dados acurados.

Através de ferramentas de integração certas, como as desenvolvidas pela Implanta, é possível alinhar todo back e front-office da indústria que realiza vendas indiretas para desvendar os anseios dos consumidores. Assim, seus canais de venda têm maiores chances de maximizar a positivação de clientes.

E como isso funciona?

Na Implanta, já é comum o desenvolvimento de soluções que monitoram os dados de toda cadeia de distribuição, potencializando o acesso a informações valiosas para a tomada de decisões de seus clientes. É algo ainda mais visível para empresas da indústria com foco no sell out.

Assim, com uso da ferramenta de integração, é possível extrair dados de sell out e do estoque. Dessa forma, a indústria tem em mãos um histórico completo da movimentação de todos os seus produtos no distribuidor.

Esse nível de informação é a verdadeira riqueza do processo, pois permite que a organização a use para criar relatórios completos, com o auxílio de gráficos e mesmo algoritmos.

Tudo isso vai auxiliar em vários pontos estratégicos da empresa, como:

Positivação

Com as soluções disponibilizadas pela Implanta, a indústria consegue extrair os dados de todos os clientes da distribuição (anonimizados ou não) e assim confrontar este cadastro de clientes com as vendas realizadas nos últimos dias/meses.

Dessa forma, com esta informação é possível alertar a indústria e o distribuidor sobre qual é o percentual de positivação e listar clientes potenciais que não estão adquirindo os produtos.

Sortimento

As soluções Implanta também são capazes de informar para a indústria e o distribuidor quais são os produtos que mais vendem, criando alertas de recomendação.

Além disso, há mecanismos semelhantes, mas ainda mais aprofundados, como alertar quais produtos os outros distribuidores vendem, mas que um determinado distribuidor não vende.

Assim, de forma personalizada, é possível recomendar essas mercadorias em falta, potencializando a positivação de clientes de forma geral. Ou seja, com a Implanta, você e seus distribuidores ganham um poder de visibilidade muito maior, o que potencializa seu conhecimento sobre a previsibilidade de demandas.

Quais seriam as principais ferramentas de integração?

Na Implanta, o processo de integração de dados para ampliar a positivação de clientes é efetuado através de uma única plataforma, a Instant Manager. Com ela, é possível receber, tratar e validar os dados de sell out e estoque do distribuidor que serão compartilhados com a indústria.

Através da Instant Manager, a indústria pode se aproveitar de cerca de 14 formas diferentes de coletar os dados do distribuidor. É a versão mais robusta e com melhor eficácia do mercado, contando com extração por views direto na base de dados do ERP do cliente.

No entanto, para flexibilizar e se adaptar ao ecossistema e ao contexto tecnológico do cliente, a Implanta também cria APIs, web services, capturas de XMLs da NFe e outras formas de acordo com o perfil do canal.

Como a Implanta IT te ajuda na positivação de clientes através de ferramentas de integração?

A Implanta é uma empresa comprometida a modernizar sua indústria, impactando no poder de decisão através do melhor uso dos dados.

Por isso, atua com ferramentas completas próprias para uma melhor positivação de clientes.

Assim, é possível expandir o conjunto de dados para análise além dos tradicionais dados internos mantidos nos sistemas ERP e SCM. Além disso, a Implanta alia métodos estatísticos poderosos a fontes de dados novas e existentes.

Isso cria novos insights que ajudam a melhorar a tomada de decisões de toda cadeia de suprimentos, desde a melhoria das operações da linha de frente até escolhas estratégicas, como o entendimento das métricas de vendas de cada canal de distribuição.

E na prática? Bom, as soluções da Implanta são divididas em três partes:

  • coleta dos dados;
  • tratamento dos dados (com o uso de inteligência artificial);
  • compartilhamento dos dados (Analytics e BI).

Ou seja, além das ferramentas de integração, a Implanta normatiza e trata os dados, utilizando inteligência artificial para garantir que as informações sejam assertivas para que as empresas tomem as melhores decisões.

Que tal melhorar o aproveitamento da sua produção, melhorando a gestão de estoque e as estratégias de vendas? Com a Implanta, sua empresa terá mais do que uma parceira comercial, mas um braço tecnológico que vai capacitar toda gestão e todo time de vendas do seu negócio.

Quer entender mais sobre os nossos serviços, como o uso de ferramentas de integração de dados para maximizar a positivação de clientes? Converse com um de nossos especialistas!

Procurando um especialista?

A Implanta tem soluções para integrar e analisar os dados da sua cadeia produtiva, revelando as melhores oportunidades de negócio.

Conteúdo Exclusivo

Assine a nossa newsletter

pt_BRPortuguês do Brasil