Suas campanhas de incentivo premiam os parceiros que merecem?

Suas campanhas de incentivo premiam os parceiros que merecem?
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Recursos poderosos para indústrias que realizam vendas indiretas, as campanhas de incentivo são parte importante do sucesso de várias organizações.

Para você ter noção disso, só nos EUA, as campanhas de incentivo da indústria de bens de consumo movimentam cerca de US$ 200 bilhões por ano, conforme dados da PwC.

No Brasil, o cenário não é diferente: as campanhas de incentivo movem o mercado em suas várias frentes, estimulando distribuidores a venderem mais e auxiliando nas metas preestabelecidas pelo fabricante.

Ainda assim, há um enorme espaço para inovação e melhoria, certo? Um dos grandes desafios, por exemplo, é entender se as campanhas de incentivo realmente premiam os parceiros que mais merecem.

Pare e pense: na sua empresa, essa compilação de dados é eficaz de fato? Ou há dúvidas sobre o canal de distribuição A vendeu mesmo mais do que o canal de distribuição B? Ou pior, será que todos os vendedores do canal A foram realmente premiados por seu desempenho?

Nesse mercado, não há lugar para erros. Afinal, as ações devem ser bem medidas.

Com a volatilidade do consumo, é preciso se atentar não apenas na estruturação de campanhas de incentivo assertivas, mas na sua correta premiação. E é para discutir esse assunto que desenvolvemos esse conteúdo.

Sabia que há uma forma de otimizar sua apuração de dados, o que vai melhorar seu conhecimento sobre o mercado e ainda aprimorar a premiação das suas campanhas de incentivo?

Que tal conhecer mais sobre a realidade do mercado e sobre a solução que a Implanta IT propõe ao seu negócio? É só continuar a leitura!

Como são suas campanhas de incentivo atuais

Atualmente, como a sua indústria desenvolve e aplica as campanhas de incentivo? Provavelmente, a estratégia de incentivo é pensada em conjunto com uma agência de marketing ou com seu setor de marketing.

Define-se ainda o prazo e os indicadores-chave a serem avaliados. Assim, a equipe encontra e desenvolve formas de incentivar os vendedores dos canais de distribuição a priorizarem os seus produtos.

Dessa forma, sua empresa vende mais e os vendedores, além de contribuírem com suas metas, acabam sendo premiados. No entanto, chegada a hora da apuração, os dados que você acessa são provenientes de onde?

Esse é um gap em potencial que pode gerar desinformação e desestabilizar a idoneidade de todo trade marketing estruturado por sua empresa.

Além disso, pode ser a razão dos enormes custos. Foi o que um estudo vinculado em matéria da Forbes apurou: 63% dos executivos da indústria de fabricação de bens de consumo embalados (CPGs) afirmou que os níveis atuais de gastos com trade marketing são praticamente insustentáveis.

Como suas campanhas de incentivo podem contar com o apoio de dados acurados

Agora, qual o cenário ideal para que suas campanhas de incentivo sejam um sucesso de ponta a ponta? Ou seja, do momento do seu planejamento até a correta premiação dos parceiros ao final?

A resposta está na obtenção barata dos dados corretos, atualizados e acurados sobre as estatísticas de vendas. Muitas vezes, contar apenas com os softwares atuais da sua indústria não é suficiente, afinal, os produtos que ela enviou ao distribuidor (sell in) não necessariamente corresponde ao seu volume de vendas ao cliente final (sell out).

E isso é algo que pode afetar toda campanha de incentivo, visto que a forma de premiação também muda.

Em relação às campanhas de incentivo, além de premiar apenas os melhores, algumas empresas preferem realizar sorteios: assim, os vendedores de melhor desempenho entre todos os canais de distribuição recebem tickets para participar.

Mas como garantir que houve uma correta apuração dos dados relativos às vendas, tornando a premiação mais justa e reduzindo os custos? Afinal, uma correta avaliação das campanhas de incentivo não apenas serve para direcionar os prêmios.

Na verdade, falamos de uma evolução que vai de acordo com o objetivo de melhorar de forma contínua os resultados do negócio. É nesse ponto essencial que o uso da tecnologia, a principal solução para esse problema, pode ajudar.

Como a Implanta IT te ajuda a criar melhores campanhas?

Agora, como resolver esse impasse e qual solução tecnológica utilizar? Existe alguma ferramenta específica para aprimorar a avaliação dos resultados das campanhas de incentivo?

A solução de Visibilidade da Distribuição proporciona essa profundidade de análise de dados. A plataforma, desenvolvida pela Implanta, permite que sua equipe faça a análise e compartilhe dados do desempenho de diversos canais de vendas de forma diária e com uma acurácia de mais de 99,8%, ou seja quem vendeu será identificado diariamente.

Todos atualizados de forma automática, pois a solução da Implanta possui integração com os ERPs dos próprios distribuidores.

Entre os dados e informações visíveis para aprimorar não apenas as suas estratégias e a avaliação das campanhas de incentivo, mas todo negócio, incluem-se:

  • Posição de Estoque;
  • Potencial de Mercado;
  • Positivação de clientes;
  • Informações de Sell Out;
  • Customer Share no canal;
  • Dados dos clientes do canal;
  • Preços de produtos na ponta;
  • Rastreabilidade de lotes de produtos;
  • Análise de desempenho de produtos, com ranking, margem, giro e faltas.

Dessa forma, sua empresa tem maior controle das informações, tudo a um nível global em relação à operação.

Entre os vários benefícios para seu negócio — como para o setor de vendas e de produção — a Visibilidade da Distribuição permite que a equipe encarregada das campanhas de incentivo faça uma melhor gestão de todo processo. Ou seja, tanto da eficácia das ações executadas — retirando dos dados os insights para melhorar seu planejamento —, como para distribuir melhor os prêmios. Uma forma de revolucionar todos os seus processos, começando por aquele que mais impacta os seus resultados.

E então, que tal saber mais sobre a solução Visibilidade da Distribuição, desenvolvida pela Implanta?

O software utiliza Inteligência de Dados para aprimorar sua visão estratégica em toda a cadeia produtiva colocando sua empresa à frente da concorrência.

Quer descobrir como a solução se encaixaria no seu negócio e nas suas estratégias de trade marketing? Converse com um de nossos especialistas para entender!

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