Ampliar a participação no mercado é um dos maiores objetivos de qualquer corporação. Afinal, isso é um indicativo de força competitiva.
Porém, focar apenas em conquistar uma parcela maior das vendas do mercado pode ser uma estratégia não muito eficaz quando se trata de pequenas ou médias empresas.
Para empresas que não são grandes corporações, pode ser mais interessante concentrar os esforços na conquista de um maior share of customer.
No decorrer desse artigo, você vai entender o que é share of customer e qual a diferença para o market share.
O Que É Share Of Customer?
Share of Customer (SOC) é o conceito de que a empresa deve focar seus esforços em aumentar a participação de cada cliente em seus gastos totais com a marca, isso inclui desde a matéria prima, até os gastos com o Marketing.
Entretanto, importante lembrar que essa é uma métrica de marketing que mede a porcentagem de negócios que uma empresa realiza com um cliente específico.
O SOC pode ser usado para aferir a fidelidade do consumidor e a inserção da marca no mercado. A fórmula para calcular é:
SOC = (Receita gerada pela empresa com um cliente específico / Receita total gerada pela empresa) x 100%.
Por exemplo, um negócio que tenha um total de receitas de R$ 100.000 e que R$ 10.000 sejam provenientes de um único cliente. Nesse caso, o SOC seria de 10%.
A Importância De Share Of Customer Para Uma Empresa
As empresas estão focando seus esforços cada vez mais em atrair e reter clientes.
Uma das formas de fazer isso é através do Share of Customer, ou seja, a participação de um grupo em relação ao total de clientes.
Para uma organização, ter maior Share of Customer significa possuir um alto poder de barganha, pois os clientes são mais valiosos e mais fiéis à marca, se tornando menos sensíveis ao preço.
Ou seja, por isso é tão importante moldar seu público alvo, para que eles vejam sentido em fidelizar a sua empresa.
Pensando por outro lado, para os concorrentes, um maior Share of Customer significa um pedaço do mercado.
Assim sendo, investir nesse processo é fundamental para as organizações que desejam crescer e manter seu espaço no mercado.
Qual A Diferença Entre Share of Customer E Market Share?
Como já falado anteriormente no texto, o Share of Customer é a porcentagem de clientes de uma empresa em relação ao total de clientes do mercado.
Por outro lado, Market share é a porcentagem de participação que uma empresa possui no mercado. Melhor dizendo, o market share é a porcentagem de vendas da empresa no mercado total.
O SOC mensura quanto do mercado total de um cliente é atendido pelo seu negócio. É calculado dividindo o faturamento do cliente pelo faturamento total do mercado.
Market share (MS) é a porcentagem de um mercado que sua empresa controla. Ele mede quão grande é sua fatia total.
O MS é calculado dividindo o faturamento da sua organização pela receita total do mercado de atuação.
A diferença entre SOC e MS é que o primeiro mede a participação de um cliente em um determinado mercado, enquanto o segundo avalia a participação da sua empresa no mesmo mercado.
Ou seja, se uma instituição tem 100% de market share, significa que ela controla todo o mercado.
Porém, se um único cliente tem 100% de SOC, isso representaria todo o mercado para aquela empresa específica.
Abaixo listo algumas companhias que utilizam bem o conceito de SOC:
- Apple
- Coca Cola
- Amazon
- Starbucks
Essas empresas sabem muito bem como criar um vínculo forte e longo com seus clientes, resultando em um maior share of customer (fatia do mercado).
4 Dicas De Como Aumentar O SOC Da Sua Empresa
Há algumas boas práticas de share of customer que podem ajudar a sua instituição a reter seus clientes e incentivá-los a comprar mais vezes os seus produtos.
- Crie experiências únicas
Uma forma de fidelizar os clientes é criar experiências personalizadas para cada um.
Isso inclui o envio de um presente personalizado no aniversário das pessoas até a criação de um atendimento único na loja.
- Ofereça descontos exclusivos para clientes fiéis
Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o SOC é oferecer descontos exclusivos para os clientes que mais compram de você.
Isso fará com que eles se sintam valorizados e reconhecidos.
- Crie uma base de dados dos seus clientes
Saber quem são seus clientes é outro importante passo.
Pois isso permitirá que você crie campanhas e ofertas direcionadas ao seu público-alvo, aumentando assim as chances de fidelização.
- Seja transparente e honesto
Por fim, mas não menos importante, para manter os consumidores fiéis à sua marca, você precisa ser transparente nos preços e nas informações que fornece.
Isso evita que problemas surjam no futuro, mantendo assim a confiança do cliente.
Como A Implanta Pode Te Ajudar A Melhorar O Seu SOC
A análise de comportamento e das tendências de mercado pode ser realizada de vários jeitos diferentes.
Porém, a inteligência de dados se destaca por fornecer insights preciosos sobre o comportamento dos clientes de forma personalizada e extremamente detalhada.
Ferramentas de inteligência de dados como as da Implanta, que capturam dados dos seus canais de vendas e clientes, conseguem mensurar rapidamente qual o percentual de SOC da sua empresa em cada cliente, ou seja, a Implanta consegue disponibilizar de forma cristalina e diária qual o percentual de venda de seus produtos no total das vendas do seu cliente.
Dessa forma, é possível definir estratégias personalizadas de marketing para cada cliente aumentando fortemente sua participação nas vendas do cliente com baixo investimento em marketing.
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