Cadeia Produtiva: O Que É e Qual A Sua Importância?

Cadeia-Produtiva1
Conteúdo

Na realidade atual dos negócios, o termo “cadeia produtiva” é comum para a maioria das empresas que se dedicam à fabricação de bens.

Atualmente, devido à globalização das atividades e a maior necessidade de companhias se conectarem para entregarem o produto ao consumidor, desenvolver uma cadeia produtiva eficiente é mais que um diferencial, é uma exigência.

Nesse contexto, alinhar diferentes agentes que atuam em etapas distintas da produção, trocar informações, organizar fluxos logísticos e firmar parcerias capazes de entregar o que o consumidor necessita, no local e no tempo certo, tornou-se um grande desafio para as indústrias.

Entender o que é cadeia produtiva é de grande importância para enxergar o processo de desenvolvimento de bens como um todo.

Além disso, entender onde sua empresa se encontra dentro da cadeia produtiva pode ser um benefício para o seu negócio.

Nesse texto serão abordados assuntos como o que é a cadeia produtiva, as suas diferenças com a cadeia de suprimentos e a importância da sua gestão.

 

O Que É Cadeia Produtiva?

Cadeia produtiva é o processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados.

Toda cadeia produtiva tem suas fases operacionais, que acontecem de maneira consecutiva — essas etapas vão desde a extração da matéria-prima até a distribuição do bem aos consumidores.

Uma cadeia produtiva pode ser relativa a qualquer tipo de produto — tanto bens de consumo, como bens de produção.

Embora o conceito seja simples, na prática, cadeias produtivas podem ser extremamente complexas e extensas.

Hoje, devido ao avanço da tecnologia e o rompimento de muitas barreiras físicas, as cadeias produtivas são formadas por diversas unidades empresariais, essas espalhadas por diferentes partes do mundo, mas integradas e sincronizadas de forma totalmente eficiente.

Atualmente, dependendo do tipo de bem a ser fabricado, a cadeia produtiva envolve inúmeros agentes.

A exemplo, itens como smartphones e computadores, que possuem muitos componentes, dependem de diferentes fornecedores, longas cadeias de suprimentos e um esforço logístico enorme para que o produto acabado seja entregue ao consumidor.

Para que tudo isso flua de maneira harmônica e atenda aos interesses e necessidades do cliente, as empresas precisam estar em constante comunicação, compartilhando dados e informações capazes de manter a cadeia produtiva sempre eficiente.

Para tanto, algumas práticas podem fazer a diferença, como veremos adiante.

 

Exemplos De Cadeias Produtivas

  • Leite: a cadeia produtiva do leite é formada por um conjunto de atores que interagem entre si, são 4 etapas que veremos abaixo.

  1. Nesta cadeia, o início se dá com a produção de insumos, da qual fazem parte empresas fabricantes de matéria prima, equipamentos, crédito, serviços e pesquisa.
  2. O elo seguinte desta cadeia produtiva refere-se à produção leiteira propriamente dita, envolvendo assim os produtores, os animais, o desenvolvimento genético, a qualidade e o preço de produtos.
  3. A indústria representa o terceiro elo desta cadeia, fazendo parte da mesma as empresas que transformam a matéria-prima, além das responsáveis pela logística do recolhimento do leite e distribuição dos produtos industrializados.
  4. O último elo da cadeia produtiva do leite é o consumidor, que adquire os produtos derivados do leite.

 

  • Café: a cadeia produtiva do café consiste em 7 etapas, vamos ver os detalhes a seguir.

  1. O primeiro passo no processo de produção do café é o plantio. As sementes são criteriosamente selecionadas e mantidas em viveiros especiais até que estejam prontas para serem plantadas.
  2. Na produção do café, a colheita normalmente é realizada nos meses de maio a agosto, quando os frutos estão maduros.
  3. O processamento é a etapa seguinte da colheita do café, os grãos são lavados, separados e passam por uma triagem para escolher os melhores grãos.
  4. Depois disso acontece a torrefação, a química acontece, e as proteínas, gorduras e os açúcares presentes no grão interagem e o transformam. Essa é uma etapa importante na qualidade do produto.
  5. Depois vem a fase de empacotamento.
  6. Distribuição.
  7. Finalmente chega ao consumidor final.

 

  • Chocolate: a cadeia produtiva do chocolate é composta basicamente por 5 etapas.

  1. A primeira é o pré-processamento do fruto, que compreende a colheita e abertura dele, a retirada das sementes, a extração da polpa, a fermentação das sementes, a secagem e o armazenamento das amêndoas. Todas essas etapas ocorrem ainda na fazenda.
  2. Após a realização das etapas de pré-processamento do fruto, as amêndoas seguem para as indústrias produtoras de chocolate. Elas passam por um processo de classificação, assim como ocorre na produção do café. Essas classificações são de acordo com a fermentação e influenciam no sabor e qualidade do chocolate produzido.
  3. Após a classificação, as amêndoas passam para o processo de torrefação. Esse processo depende muito das características que o produtor de chocolate buscar em seu produto.
  4. Após a torrefação, é realizada a retirada da casca da amêndoa do cacau e a parte interna restante é chamada de “nibs” de cacau. As “nibs” passam então por um processo de moagem para a obtenção da massa de cacau. Essa massa de cacau nada mais é do que um chocolate 100% cacau. A partir da massa de cacau são formuladas as receitas dos mais diversos chocolates.
  5. Depois disso, o chocolate é distribuído e chega ao consumidor final.

 

  • Milho: apesar de ter uma cadeia produtiva simples, o milho pode virar diversos produtos: ração animal, milho verde fresco, grão seco, óleo de milho ou até mesmo etanol.

  1. A primeira etapa consiste basicamente na plantação do milho.
  2. A época de colheita do milho vai depender de alguns fatores, como a forma de plantio, a espécie do milho e as condições climáticas. Por isso, vale estar atento a algumas características que indicam o momento certo da colheita: quando os cabelos das espigas apresentarem textura seca e cor amarronzada.
  3. Entre a colheita e a comercialização, os grãos devem sempre passar por um rigoroso controle de qualidade.
  4. O milho é enviado para as indústrias de diferentes seguimentos e depois disso distribuído no comercio, até chegar ao consumidor final.

 

  • Arroz: a cadeia produtiva do arroz consiste em 4 etapas.

  1. Tradicionalmente, o plantio do cereal começa nos meses de setembro e outubro.
  2. A colheita, por sua vez, acontece sempre no ano seguinte, com início no final de fevereiro, se estendendo até o mês de abril.
  3. O arroz passa por uma pré-classificação, onde são verificados os defeitos – como grãos quebrados – e outros critérios que impactam na composição de custo.
  4. Depois disso, o arroz é empacotado, distribuído e por fim chega ao consumidor final.

 

  • Soja: assim como o milho, a soja também possui uma cadeia simples e pode virar diversos produtos.

  1. A primeira etapa da cadeia produtiva da soja é a dos insumos, ou seja, a aquisição dos itens necessários para iniciar a produção, como fertilizantes e sementes. Ela está relacionada às empresas que fornecem a matéria-prima para a produção do grão, chamadas distribuidores de insumos.
  2. Com os insumos já prontos e adquiridos, é hora de usar o material para as commodities, sejam elas da pecuária ou da área agrícola. A produção consiste em fazer os produtos que têm a soja como matéria-prima. Seja para produção de cereais, carnes, óleos, combustíveis, produtos de beleza ou quaisquer outros itens em que a soja possa ser usada.
  3. Nessa etapa, as indústrias ganham espaço. Com as commodities estabelecidas, a soja é transformada em seu produto em cada segmento em que é empregada.
  4. Com o produto pronto, a próxima etapa é distribuir no mercado para que ele chegue ao consumidor final.

 

  • Agronegócio: a cadeia do agronegócio consiste em 5 etapas.

  1. A primeira etapa da cadeia consiste em empresas fornecedoras de insumos para fazendas. São itens como sementes, adubo, calcário, ração para os animais, máquinas, tecnologia, entre outros.
  2. A produção recebe os insumos para gerar commodities por meio de sua plantação. Isso é feito no caso de produtos como madeira, cereais, oleaginosas, carne, leite etc.
  3. Dentre as mais importantes etapas do agronegócio está o processamento. Se trata da transformação final dos produtos para serem consumidos. Nessa etapa é fundamental selecionar os melhores itens para que o produto tenha qualidade.
  4. Assim que os produtos estão prontos, vão para atacadistas/distribuidores e então para os varejistas, onde serão vendidos.
  5. A última etapa das cadeias produtivas do agronegócio é quando o produto chega até o consumidor final.

 

4 Formas De Potencializar A Cadeia Produtiva Da Sua Empresa

Cadeia-Produtiva

1. Determinação de metas a serem alcançadas pelo negócio

Um ponto essencial para reforçar a qualidade da cadeia produtiva é a definição de metas claras a serem alcançadas pelo negócio.

Mais do que ter em mente que é preciso melhorar as operações ou aumentar o faturamento, a sua empresa precisa saber exatamente o que é preciso melhorar e até quando isso precisa ser feito.

Uma das maneiras de fazer isso, é adotando a ferramenta Supply.Digital da Implanta para seu time de compras. Um Software online, integrado ao ERP que fornece a visibilidade e a transparência necessária para que os usuários consigam a informação atualizada dos pedidos sem afetar as atividades do setor de compras.

 

2. Conhecimento técnico do processo

Como se sabe, a transformação de uma matéria-prima em um bem de consumo, a depender do tipo de produto, pode demandar uma longa cadeia produtiva.

Nesse sentido, cada empresa deve estar ciente de como a sua cadeia funciona, quais suas etapas, quais os seus envolvidos e como cada uma dessas variáveis se relaciona com o modelo de negócios, com as demandas do mercado e o posicionamento da concorrência.

Ou seja, ter conhecimento técnico sobre a sua cadeia produtiva é um diferencial importante para empresas que desejam ser ainda mais competitivas.

 

3. Gestão a partir de dados

Com cadeias produtivas cada vez mais extensas e complexas, a gestão dessas atividades se tornou algo mais amplo dentro das empresas.

Hoje, é praticamente impossível acompanhar e gerir todas os processos sem que haja ferramentas para aumentar a visibilidade.

Nesse sentido, o planejamento a partir de dados se torna uma estratégia indispensável para gestores e líderes.

Com apoio de softwares, coletando dados, acompanhando indicadores, fica menos complexo e arriscado planejar as operações e entender os seus resultados.

 

4. Investimentos em tecnologia

E é claro, não dá para falar de boas práticas na cadeia produtiva sem citar a importância da tecnologia para a boa execução dos processos.

Atualmente, sistemas especializados são capazes de operacionalizar a gestão automática da cadeia de suprimentos, sincronizando manufaturas, varejos, distribuidores, instituições financeiras e governo de acordo com a demanda do consumidor.

Soluções inteligentes – como a Visibilidade da Distribuição da Implanta – integram sistemas de informação, fornecem dados e visibilidade para que diferentes atores de uma mesma cadeia produtiva possam entender quais as demandas, ajustar suas atividades de forma rápida e garantir a entrega do produto certo, no tempo certo e com o preço certo.

A plataforma de Visibilidade da Distribuição da Implanta capta dados diretamente do ERP dos distribuidores, e entrega relatórios com estoque ideal, sazonalidade de produtos, auditoria de preços, informações de sell out e muito mais. Permitindo, assim, que a indústria tenha melhor visibilidade dos seus produtos na Supply Chain e venda mais.

 

Qual A Diferença Entre Cadeia Produtiva E Cadeia De Suprimentos?

Apesar de diferentes, ambas são responsáveis por fornecer um produto de qualidade em um tempo ágil para o consumidor final, mas possuem distinções que são importantes de serem avaliadas, para que os gestores tomem melhores decisões e saibam como atuar diante do mercado.

A cadeia produtiva, por englobar todo processo de extração, transformação e distribuição, acaba envolvendo diversas empresas no decorrer do seu andamento.

Logo, ela é mais ampla, abarca diversas etapas e segmentos e não tem necessariamente uma autoridade central.

Já a cadeia de suprimentos, está dentro da cadeia produtiva.

Ela envolve uma empresa central que coordena as atividades e setores, tem um olhar atento para a integração e bom funcionamento de todos os processos.

Portanto, a cadeia de suprimentos é um processo de uma empresa específica, tudo isso, dentro de um total de todas as empresas que a cadeia produtiva possui durante seu funcionamento.

 

Qual A Importância Da Gestão Da Cadeia Produtiva?

Como vimos, a cadeia produtiva é basicamente um conjunto de operações técnicas responsáveis pela transformação da matéria-prima em produto acabado.

Após isso, ela ainda aborda a distribuição e comercialização em uma sucessão de operações.

Por isso, independente do porte ou segmento, todas as indústrias apresentam esse processo. No entanto, é essencial que todas as etapas sejam feitas com extrema qualidade.

Se pensarmos que a qualidade e preço do produto vão fluir de acordo com cada etapa, quanto melhor administrarmos as etapas, melhor o produto.

Além disso, as cadeias produtivas têm o poder de movimentar a economia nacional, uma vez que geram empregos e garantem o abastecimento do país.

Assim, geri-las de maneira eficiente é de extrema importância, tanto no âmbito empresarial quanto no âmbito nacional.

E a Implanta pode te ajudar com isso! Acompanhe dados como sell out, potencial de mercado, dados dos clientes do canal, rastreabilidade de lotes de produtos, posição de estoque nos seus distribuidores ou revendas com a ferramenta de Visibilidade da Distribuição.

Com a Implanta você garante uma gestão eficaz de estoque, dados regulares e com 99,8% de precisão e melhores resultados no seu sell out.

Clique aqui e converse com um de nossos especialistas.

 

Looking for an specialist?

Implanta has solutions to integrate and analyze your production chain data, revealing the best business opportunities.

Exclusive Content

Subscribe to our newsletter

en_USEnglish