Como A Visibilidade Ao Longo Da Cadeia de Suprimentos Traz Benefícios Para O Distribuidor, A Indústria E O Varejo?

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Para garantir a sobrevivência das empresas no mercado ou para crescer de forma consistente, é preciso acelerar a descoberta precisa de erros, otimizar processos e ampliar sua comunicação. Só assim, é possível ter uma gestão mais eficiente e competitiva.

Por isso, ter ampla visibilidade ao longo da cadeia produtiva é algo vital e estratégico. Tanto para a indústria, quanto para os agentes de distribuição que fazem a ponte entre o varejo e a indústria.

Mas o que torna a visibilidade ao longo da cadeia produtiva um processo tão importante para as estratégias e objetivos dos agentes da cadeia?

Mais do que isso, como construir estratégias e conseguir dados confiáveis e informações estratégicas da melhor forma possível e barata para o processo decisório?

Veja a seguir a importância de ter completa visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos e como a Implanta pode te ajudar com isso.

 

O Que É Uma Cadeia De Suprimentos?

Vamos começar por partes, afinal de contas, o que é uma cadeia de suprimentos?

Cadeia de suprimentos, também chamada de supply chain, é um conjunto de operações que englobam todas as etapas de produção, armazenamento e transporte dos produtos.

As cadeias de suprimentos atuais não são entidades lineares, e por isso são bem complexas. Elas abrangem funções como design de produtos, aquisição de matérias-primas e peças, previsão de demanda, organização do fornecimento para canais de vendas dedicados e suporte e visibilidade durante todo o processo de pedido do cliente.

Como resultado dessa complexidade, há muitas fontes de dados para rastrear e prever a atividade da cadeia de suprimentos. Isso inclui dados internos de toda a cadeia de suprimentos e dos negócios; dados externos de terceiros de fornecedores, parceiros, clientes e até mesmo concorrentes; e dados econômicos, políticos e ambientais de terceiros confiáveis que podem afetar as operações da cadeia de suprimentos.

Para que a empresa tenha sucesso em sua cadeia de suprimentos, todos os departamentos precisam estar envolvidos e devem atuar de forma integrada. Afinal, só assim é possível assegurar que cada estágio da cadeia funcione corretamente.

 

Visibilidade Ao Longo Da Cadeia É Fundamental

A indústria hoje não tem visibilidade da cadeia completa, mas sim uma visão apenas até certo ponto. Ou seja, em determinado momento as informações começam a ficar falhas e os dados sem precisão.

Considerando que o comportamento de compra dos consumidores influencia diretamente toda a cadeia de produção, é fundamental que os dados obtidos pelo varejo sobre esses padrões de consumo sejam compartilhados rapidamente com as indústrias.

Dessa forma, as empresas podem adaptar suas estratégias para aproveitar as oportunidades e mitigar possíveis riscos.

Por outro lado, é igualmente crucial que as informações vindas da indústria alcancem o distribuidor sem quaisquer interferências, e se estendam até o varejo de forma clara e eficaz.

A indústria desenvolve seu planejamento e cria estratégias que abrangem principalmente os setores de produção, logística, vendas e marketing. Então, há todo um esforço para garantir que as diretrizes da indústria sejam transmitidas, pelas mãos da força de vendas, até o varejista, que precisa estar em sintonia com a estratégia para atingir os resultados desejados.

Por isso, a visibilidade ao longo da cadeia não é apenas desejável: é absolutamente essencial para garantir a qualidade dos dados e a acurácia na tomada de decisões.

 

Explicando A Visibilidade Da Cadeia De Suprimentos

A visibilidade da cadeia de suprimentos refere-se à capacidade de uma empresa de obter uma visão detalhada de seus produtos à medida que eles são transportados do fornecedor para o consumidor.

Essa visão é obtida por meio de:

Coleta de dados: os dados são coletados de fontes internas, como ERP, gerenciamento de transporte, gerenciamento de estoque e sistemas de CRM; fontes externas, como dados de fornecedores, padrões climáticos, avaliações de clientes e tendências econômicas; e tecnologias.

Armazenamento e análise de dados: todos os dados coletados são armazenados em um repositório ou sistema de gerenciamento, onde podem ser processados e analisados. A análise avançada da cadeia de suprimentos pode ajudar as empresas a descobrirem os fatores que impulsionam a lucratividade, entender os custos, avaliar a taxa de atendimento dos pedidos e o desempenho da entrega, gerenciar os riscos de fornecedores e avaliar o impacto das tendências econômicas, sociais e ambientais nos negócios.

Exibição e compartilhamento de dados: os profissionais da cadeia de suprimentos podem usar painéis em tempo real e relatórios sob demanda para explorar tópicos de negócios e casos de uso específicos. É possível, por exemplo, ver quais contratos de aquisição estão expirando, avaliar a quantidade de estoque disponível ou obter a porcentagem de pedidos de produtos que foram enviados no prazo.

Ao conectar esses elementos, as empresas podem ter uma visão completa da eficiência de suas cadeias de suprimentos.

 

Desafios Da Visibilidade Da Cadeia De Suprimentos

Algumas das maiores dificuldades para obter a visibilidade da cadeia de suprimentos são:

Dados irregulares: não há escassez de dados quando se trata de operações comerciais. Contudo, a maneira como as empresas utilizam e difundem esses dados é fundamental. A desconexão entre os elos da cadeia pode resultar em informações erradas e dificultar a obtenção de uma visão abrangente para as empresas.

Processos de negócios distintos: à medida que as empresas coletam dados de várias fontes em toda a cadeia de suprimentos, e dos negócios como um todo, a uniformização entre os processos e os sistemas torna-se imprescindível. Com diferentes sistemas para planejamento, produção, atendimento ao cliente e outras funções essenciais, é desafiador rastrear produtos ou trocar dados de maneira ágil entre equipes internas, fornecedores e outros parceiros. Como resultado, as empresas não conseguem planejar com a mesma eficiência, se adaptar com a mesma facilidade ou satisfazer as expectativas dos clientes.

Falta de visibilidade downstream: o objetivo final de qualquer cadeia de suprimentos é a satisfação do cliente. Para alcançar isso, as empresas precisam ter visibilidade de como seus produtos estão chegando até os clientes. Essa visibilidade downstream inclui não apenas os consumidores finais, mas também os produtores, distribuidores e varejistas que adquirem os produtos. Os fabricantes precisam que os varejistas os informem sobre picos de demanda, desempenho dos produtos e outros fatores que influenciam as decisões de aquisição e estoque. As cadeias de suprimento mais eficazes implementam processos e recursos para receber e agir com base nesses dados cruciais.

Falta de visibilidade upstream: sem visibilidade upstream, ou seja, sem a visão dos dados e dos desafios dos fornecedores, as organizações correm o risco de não conseguir as peças e os materiais essenciais para a fabricação de seus produtos. Por exemplo, uma empresa precisa estar ciente de eventuais contratempos na produção por parte de um fornecedor de matéria-prima, para tomar as medidas necessárias e evitar um efeito dominó. Isso demanda canais de comunicação abertos, ferramentas de colaboração e um ambiente comum para o compartilhamento de dados.

 

Por Que O Compartilhamento De Dados Entre Os Elos Da Cadeia É Importante?

As empresas enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e complexo. Uma das alternativas para enfrentar este cenário é atingir vantagem competitiva em um contexto de cooperação.

Nesse sentido, o compartilhamento de dados entre os diferentes componentes da cadeia contribui para otimizar o desempenho de todos os envolvidos.

Entendemos que o acesso à informação é crucial não apenas para as tomadas de decisão na indústria, mas também para todos os outros participantes da cadeia.

Reconhecemos também que a maior parte dos dados flui dos consumidores em direção aos distribuidores e produtores.

Portanto, quanto maior o compartilhamento de dados, maior também será a dimensão do cenário estratégico conjunto entre os elos da cadeia.

Quando realizado de maneira adequada e transparente, o compartilhamento de dados somente fortalece os elos da cadeia produtiva e gera resultados positivos.

 

Benefícios De Ter Melhor Visibilidade Ao Longo Da Supply Chain

A visibilidade entre os elos da cadeia traz benefícios como:

  • Padronização de dados;
  • Automatização de processos;
  • Maior eficiência operacional e de vendas;
  • Melhora no fluxo de comunicação;
  • Maior agilidade na tomada de decisão;
  • Planejamento mais preciso, com redução de riscos;
  • Redução de custos;
  • Gestão eficiente do estoque;
  • Redução de perdas;
  • Transporte, armazenagem e distribuição mais eficientes;
  • Maior satisfação do cliente final;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais possibilidades de inovação.

 

Mais Inteligência De Dados, Maior Produtividade

Na relação indústria-distribuidor, alguns ruídos costumavam acontecer por conta de uma cultura antiga e ultrapassada que previa o fornecimento de informações pelo distribuidor sem a devida contrapartida.

Felizmente, essa mentalidade está mudando. Dia após dia, cresce o número de empresas que entendem quanto o compartilhamento é positivo.

Assim, as informações solicitadas pela indústria, elaboradas a partir dos próprios dados de vendas de seus parceiros, geram importantes insights para que todas as partes se beneficiem e atinjam os melhores resultados.

Conseguimos ver, portanto, como o aumento da visibilidade ao longo da cadeia não beneficia somente a indústria. Mas sim toda a cadeia produtiva (indústria, distribuidor, varejo e consumidor).

Quer melhorar a comunicação entre os agentes de sua cadeia produtiva? Busque soluções mais inovadoras que integrem esses agentes com a preocupação de compartilhar informações para todos os elos da cadeia.

As soluções da Implanta têm como diferencial o poderoso tratamento de dados, que dá à indústria, mas diferentemente de outros fornecedores, a Implanta se preocupa em trazer valor para os demais elos da cadeia, levando a todos os dados necessários para obter insumos para a tomada de decisões estratégicas, através das suas várias soluções personalizadas.

Com 99,8% de acurácia, nossas ferramentas coletam e tratam os dados captados automaticamente e de maneira direta no ERP dos distribuidores e PDV’s. Tratam esses dados em plataforma com inteligência artificial e disponibilizam as informações resultantes em dashboards e API’s personalizadas.

Para que sua indústria esteja mais conectada com o avanço tecnológico, entre em contato conosco agora mesmo. Queremos ajudar o seu negócio a evoluir de forma consistente e notável!

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