Sell Out: por que sua indústria deve monitorar dados de venda dos seus distribuidores diariamente?

sell-out
Conteúdo

Sell out é o termo utilizado na área de vendas e distribuição, descrevendo o processo pelo qual os produtos de uma empresa são comercializados diretamente aos consumidores finais através de distribuidores ou varejistas.

Em suma, trata-se da concretização das vendas aos clientes finais. Ao contrário do sell in, que se refere à venda dos produtos da empresa aos distribuidores, também conhecida como venda B2B (business to business).

Com um modo de compra e jornadas complexas cada vez mais constantes, surgiu essa necessidade desse tipo de verificação: como está a venda desse bem que produzo lá na ponta no consumidor final?

Com essa informação as empresas têm muito mais base de dados para tomarem atitudes extremamente importantes em relação à produção, estoque, investimento ou recuo em relação ao que produz e oferece ao mercado.

Continue na leitura e entenda mais ainda sobre esse importante e necessário processo, o sell out.

 

O que é?

O conceito de sell out surgiu como uma resposta à necessidade de monitorar e entender melhor as vendas no varejo e o comportamento do consumidor final.

Ele se desenvolveu ao longo do tempo com a evolução do comércio e da gestão de cadeias de suprimentos.

O conceito de sell out evoluiu de práticas rudimentares de comércio e gestão de inventário para um sistema complexo e altamente integrado, impulsionado pela tecnologia e pela necessidade de eficiência em cadeias de suprimentos globais.

Hoje, monitorar o sell out é essencial para as empresas entenderem o mercado, otimizarem suas operações e vendas, além de satisfazerem as necessidades dos consumidores finais.

 

Diferença entre sell out e sell in

A principal diferença entre sell in e sell out está onde a cadeia de suprimentos em que cada um se concentra. Sell in é a venda de produtos do fabricante para os varejistas ou distribuidores, são os produtos que o fabricante envia para os canais de distribuição.

Já sell out é a venda desses produtos aos consumidores finais. Monitorar o sell in ajuda a entender a distribuição e o estoque nos canais de venda, e acompanhar o sell out fornece insights sobre a demanda real do mercado e o comportamento do consumidor.

 

Importância do sell out diário para a indústria

O sell out é um processo muito importante para a indústria, pois através dele é possível fazer uma análise precisa da demanda real do mercado e do comportamento do consumidor, permitindo uma gestão eficaz dos estoques e uma resposta rápida às mudanças nas preferências dos clientes.

Ao monitorar o sell out, as indústrias podem:

  • otimizar suas estratégias de marketing e promoções
  • ajustar a produção conforme necessário
  • melhorar a colaboração com distribuidores e varejistas

 

Isso não apenas impulsiona as vendas e diminui o excesso de estoque, mas também assegura que os produtos certos estejam disponíveis no momento oportuno para os consumidores, elevando a satisfação do cliente e fortalecendo a competitividade no mercado.

 

Ferramentas e métodos para monitorar o sell out

Com os avanços da tecnologia, ficou mais fácil fazer esse monitoramento, buscar e encontrar os dados em relação às vendas de forma mais assertiva. Mas, para isso, alguns métodos e ferramentas são essenciais. Entre os diversos que existem, alguns dos mais importantes são:

  • Sistemas de gestão de vendas como ERP e CRM: que centralizam informações e automatizam processos, facilitando a análise e o controle das vendas
  • Análise de dados e relatórios de vendas. Isso ajuda identificar tendências e padrões de consumo, oferecendo ideias para a tomada de decisões estratégicas
  • Tecnologias de ponto de venda. Elas capturam dados de vendas em tempo real diretamente dos varejistas, proporcionando uma visão atualizada do desempenho dos produtos
  • Integração de sistemas entre fabricantes e distribuidores. Isso garante um fluxo constante de informações, melhorando a coordenação e a eficiência na gestão dos estoques e no atendimento à demanda do mercado

 

A Differentials é especialista neste processo, e há 12 anos atua e se desenvolve cada vez mais nesta área. Integrando a indústria diretamente aos canais de venda, com uso de avançados algoritmos e inteligência artificial.

Com os dados precisos capturados pela plataforma extratora, que capta os dados diretamente dos distribuidores, é possível ter toda a visibilidade dos produtos na jornada da cadeia produtiva. Podendo, assim, acompanhar os dados de sell out e o estoque diretamente na loja, na venda final.

 

Quais são as principais informações disponibilizadas

Há um bom tempo as empresas e o mercado em geral sabem que a informação é um dos principais e mais importantes ativos de uma empresa. E entre esses dados coletados pela Implanta, os principais são:

  • Sell ​​Out Data
  • Preços de produtos na ponta
  • Inventory position
  • Customer Positivation
  • Customer Share on the channel
  • Rastreabilidade de lotes de produtos
  • Channel customer data
  • Market Potential
  • Análise de desempenho de produtos

 

Após essa captação dos dados, a Implanta faz a integração e tratamento dos mesmos. Ela processa, trata e os qualifica em uma aplicação 100% na nuvem, com o uso de inteligência artificial.

Esses dados são repassados aos clientes com 99,8% de acurácia. Com eles os nossos clientes podem tomar as melhores decisões de negócio com confiança, sem “achismo”.

 

Estratégias para melhorar o sell out

Para melhorar o sell out, a indústria pode adotar várias estratégias eficazes.

Oferecer promoções e incentivos para distribuidores, assim, colaborando para motivar a maior movimentação de produtos e fortalece as parcerias.

Investir em treinamento e suporte para a equipe de vendas. Assim, garantindo que os vendedores estejam sempre bem-informados e capazes de maximizar as oportunidades de vendas.

Ajustar a linha de produtos com base no desempenho de vendas, o que permite que a empresa responda rapidamente às preferências do mercado, focando em itens que tenham maior aceitação.

Ademais, pensar na possibilidade de personalizar ofertas para diferentes segmentos de mercado, aumentando a relevância das campanhas de marketing e promovendo um maior engajamento dos consumidores, impulsionando as vendas finais.

 

Desafios no monitoramento

Monitorar o sell out não é tão simples e apresenta alguns desafios para quem não tem as ferramentas certas. As barreiras tecnológicas podem ser um obstáculo, pois a implementação e manutenção de sistemas avançados de monitoramento requerem investimentos em infraestrutura de TI e capacitação de pessoal.

Além disso, muitos distribuidores mostram resistência em compartilhar dados detalhados de vendas, seja por preocupações com a privacidade, competitividade ou falta de confiança nas intenções dos fabricantes.

Isso dificulta a obtenção de uma visão precisa e completa do desempenho do sell out. As dificuldades na integração de sistemas também são comuns, já que diferentes participantes da cadeia de suprimentos podem utilizar plataformas e softwares incompatíveis, resultando em falhas de comunicação e ineficiências na troca de informações.

Superar esses desafios exige uma combinação de investimentos tecnológicos, construção de relações de confiança com os distribuidores e esforços contínuos para harmonizar e integrar sistemas diversos.

 

Como superar os desafios de monitoramento

Para enfrentar esses obstáculos, a Implanta é especialista e se dedica constantemente a isso. Com nossas soluções, coletamos as informações de forma confiável, para as melhores tomadas de decisões tanto da indústria quanto dos distribuidores.

Entre as táticas e soluções oferecidas, algumas delas que as empresas podem e devem implementar são:

 

Investimento em tecnologia:

Alocar recursos para atualizar e manter infraestruturas de TI robustas, incluindo sistemas de ERP e CRM avançados. E, além disso, garantir que a equipe esteja bem treinada para utilizar essas ferramentas. A adoção de soluções de big data e inteligência artificial também pode ajudar a automatizar e otimizar o processo de monitoramento.

 

Construção de parcerias de confiança:

Desenvolver relações sólidas e transparentes com os distribuidores, promovendo a colaboração e a confiança mútua. Isso pode ser facilitado através de acordos de compartilhamento de dados que garantam a privacidade e a segurança das informações.

 

Incentivos para distribuidores:

Oferecer incentivos e benefícios aos distribuidores que compartilham dados de vendas, como descontos, apoio em marketing ou programas de fidelidade. E, além disso, demonstrar claramente como o compartilhamento de dados beneficia ambas as partes pode ajudar a reduzir a resistência.

 

Integração de sistemas:

Trabalhar na harmonização dos sistemas de TI entre fabricantes e distribuidores. A adoção de padrões de interoperabilidade, uso de APIs e soluções baseadas em nuvem pode facilitar a integração e troca de dados. Além disso, investir em plataformas de integração que permitam a comunicação fluida entre diferentes sistemas também é crucial.

 

Capacitação e suporte técnico:

Oferecer treinamento e suporte para distribuidores e parceiros de negócios. Assim, garantindo que todos saibam como utilizar as ferramentas e tecnologias implementadas, com workshops, webinars e assistência técnica dedicada.

 

Governança de dados:

Estabelecer políticas claras de governança de dados para garantir que todas as partes entendam as regras e procedimentos para o manuseio, armazenamento e compartilhamento de informações. Pois isso ajuda a garantir a conformidade com regulamentações e a construção de um ambiente de confiança.

 

Recapitulando sobre a importância do sell out

Monitorar o sell-out é essencial para entender a demanda do mercado e o comportamento do consumidor. Permitindo, assim, uma gestão eficiente dos estoques e uma resposta ágil às mudanças nas preferências dos clientes.

Apesar dos desafios como barreiras tecnológicas e resistência dos distribuidores em compartilhar dados, estratégias como investimentos em tecnologia, parcerias de confiança e capacitação podem superá-los. Resultando, assim, em melhorias significativas na disponibilidade de produtos e satisfação do cliente.

Se uma indústria já sabe de tudo que ela precisa, que é ter um sell out de qualidade, agora só resta fazer a ligação, o encaixe perfeito, com a empresa que tem todas essas soluções e pode fazer parte do upgrade tão necessário que toda indústria busca, e a Implanta é a empresa ideal para isso.

Quer saber mais sobre estas e outras soluções de dados de sell out? Fale conosco e descubra como a Implanta possui as ferramentas certas para coletar e obter dados assertivos. Produzindo assim decisões eficazes para acelerar o desempenho de sua indústria.

Looking for an specialist?

Implanta has solutions to integrate and analyze your production chain data, revealing the best business opportunities.

Exclusive Content

Subscribe to our newsletter

en_USEnglish